30 maio 2010

PostHeaderIcon Mentiras de Passione...

Queridos leitores, obviamente interessados pela temática "Brasil-Itália", temos acompanhado alguns capítulos da nova novela das 8: Passione. Como provavelmente vocês devem ter visto, as tomadas feitas na Toscana (região da Itália onde fica Florença) são encantadoras. "Nonostante", para que vocês não se enganem, sentimo-nos obrigados a esclarecer que muitos aspectos da telinha não representam a Itália como ela é. Ecco alcuni punti:
- A cidade dos "Mattoli" (Laurenza in Chianti) existe, mas não fica na Toscana. Fica no Rio de Janeiro (Projac). Trata-se de uma cidade cenográfica da Globo.
- Não sabemos explicar de onde a Globo os tirou, mas trens regionais limpos e lindos como os que a personagem de Leandra Leal costuma pegar não existem na Itália. Moramos no norte (região mais rica). Os trens aqui costumas ser (em média) assim (foto 1, foto 2). Você pode dar sorte e embarcar num trem "impecável" (novo), mas também pode dar azar e embarcar numa "imundice" (e até sujar sua roupa).
- Os trens especiais (aqueles vermelhos bonitos da novela - Freccia Rosa, Intercity, Eurostar) são bem mais caros que os regionais (compare os preços aqui). Os italianos não costumam, portanto, usar estes trens no quotidiano (para ir trabalhar, por exemplo).
- Leandra Leal trabalha em Florença. A "Capital do Renascimento" é linda. Não deixe de visitá-la se vier à Itália. Todavia, ela não é deserta nem "calma" como na novela. Fazer piquenique à beira do rio Arno no inverno (as cenas da Toscana foram gravadas no final do inverno - e esse último foi bastante rigoroso) também não é nada comum... Florença é movimentadíssima, mais suja do que na novela, e fria (no inverno). Mesmo assim, vale lembrar: deve ser visitada!
- Os Mattoli aparentemente moram numa fazenda afastada da cidade. Tem um carteiro que andam quilômetros de bicicleta até esta fazenda para entregar cartas aos Mattoli. Acontece que a Itália é um país muito povoado (sua população é grande e muito bem distribuída). Mesmo que houvesse uma cidadezinha "no meio do nada", o correio usaria veículos motorizados para realizar seus serviços. Agora, que a bicicleta do carteiro dá um ar romântico à Itália, isso dá!

5 comentários:

Unknown disse...

Adorei seus comentarios !!! Apesar de ter escolhido Firenze pra viver, e de acha-la uma cidade maravilhosa e encantadora, aquela mostrada na TV nao existe nao! Um grande abraço

Davi disse...

Hehehe... é verdade. De qualquer forma, a Toscana não é "de se jogar fora"! ;D
Um abraço e sucesso pra você também!

Anônimo disse...

Estive ano passado na Toscana ,andei muito de trem.Parti de Roma para Firenze e de la para comunes da Toscana.Teve de tudo: trens novos e limpissimos, trens mais velhos nao muito conservados.Mas em questao de sujeira...nao me deparei com "lixo" no chao ou nos bancos.Apenas alguns trens nao muito conservados!! Comparando com os trens de Sao Paulo, achei "maravilhosos"!!!!Mas claro...os da novela so pagando o dobro..Toscana, como toda Italia:MARAVILHOSA.Rosana (Maringa-Pr-Brasil).

Davi disse...

Oi Rosana!
Você tem razão, os de SP devem mesmo ser muito piores...
Os trens aqui não costumam ter lixo no chão ou sobre as poltronas (pelo menos não muito). Só que comparados aos trens do norte da Europa, os da Itália deixam um tanto "a desejar".
De toda forma, espero que isso não desencoraje ninguém. A Toscana (como tantas outras regiões italianas) é mesmo MARAVILHOSA! Um abraço!

Anônimo disse...

Tendo morado dois anos na Itália, confesso que o cenário me enganou perfeitamente. A cidadezinha se assemelha muito à charmosa comune di Rivergaro, próximo à Piacenza. Mas o que foi retratado no Projac é bem fiel às pequenas localidades italianas. Lá é bem assim mesmo!!!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google