04 fevereiro 2010

PostHeaderIcon Minha carteira de motorista é válida na Europa?

Você deverá providenciar uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) ou Licença Internacional de Condução (LIC) se pretende dirigir em território europeu (turistas podem locar automóveis e circular com suas carteiras nacionais de habilitação por até 90 dias). O PID/LIC é o documento que o habilita a conduzir veículos auto-motores da mesma categoria da sua CNH (A, B, A-B, C, etc.) em territórios estrangeiros. No Brasil, este documento é muitas vezes (erroneamente) referido como Carteira Internacional de Habilitação.
Para conseguir tal documento – que terá a mesma validade da sua carteira de motorista brasileira – basta que você vá até a CIRETRAN de sua cidade (veja aqui o DETRAN do seu estado e, dentro dele, o endereço e telefone da sua CIRETRAN) e solicite a PID/LIC. Para tanto, ser-lhe-á cobrada uma taxa (em torno de R$40 em SC, R$85 no RJ) e você deverá apresentar sua CNH válida e original (mais informações e países onde a PID é aceita). Receber feeds deste blog por email

8 comentários:

Ashley disse...

Voce sabe me dizer onde encontro essa lei dizendo que turista pode dirigir com a cateira Brasileira na Italia? obrigada

Davi disse...

Precisamente, não sei onde você encontra esta informação. Imagino que no site do DENATRAN ou pesquisando no Google você encontre tais informações. Se não encontrar, entre em contato com o DETRAN do seu estado. Eles saberão informar.
O tratado que permite brasileiros dirigirem na Europa com a carteira internacional é o tratado de Viena, se não estou enganado...
Boa sorte!

Unknown disse...

vc saberia me informar: tenho uma permissao internacional para dirigir com a emissao 2009 e com validade atè 2014 ,posso dirigir na italia atè essa data .ou o tempo de validade na italia è diferente. Andrè

Davi disse...

Ciao Ruan!
Uma vez que a Itália é signatária da convenção de Viena (veja: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4667#paises), sua permissão é internacional fica valendo até expirar (em 2014, no seu caso).
Buon Viaggio!

Priscila disse...

Estou querendo ir pra Finlândia como turista ficar 30 dias. Sabe me dizer se é necessário tirar esta carteira intrnacional? ou eu posso dirigir durante esse período com a nacional mesmo?

Davi disse...

Priscila,
Uma vez que a Finlândia é signatária da convenção de Viena (veja: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=4667#paises), posso lhe garantir que a sua permissão internacional fica valendo até sua CNH Brasileira vencer (expirar o prazo de validade). Não sei se sem esse documento você poderá dirigir na Finlândia. Pergunte isso ao consulado (ou a uma locadora de carros?). Eu imagino que sim. Na Itália isso é possível (até 3 meses de permanência, se não me engano)!
Boa viagem!

Anônimo disse...

Convenção de Viena estabelece os acordos tb para a permissão de estrangeiros dirigir nos países signatários

Anônimo disse...

Voltei da Itália dia 23/11/13. Gostaria de saber se realmente tenho que esperar 6 meses para voltar.

Obrigada

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google