26 julho 2010

PostHeaderIcon Cancelar contratos na Itália

Gente, vocês não têm idéia do trabalho que dá para se deixar um imóvel (alugado) na Itália.
Antes de contar nossa história, ecco un consiglio: planejem o desligamento do serviço com antecedência e certifiquem-se de que os seus contratos estão mesmo encerrados e, sempre que puderem, solicitem confirmação por escrito.
Bem, não sei bem por onde começar, porque temos algumas histórias tristes para contar. A primeira delas pode ser a da Hera, empresa que  - pelo menos na nossa região - presta serviços de meio ambiente (recolhimento de lixo), fornecimento de água e gás. Liguei para esta empresa avisando que deixaríamos nosso imóvel (mais de um mês antes da data prevista). Disseram que o desligamento é procedimento simples e que eu poderia ligar novamente quando faltassem pelo menos 10 dias. Assim o fiz. Disse que deixaria o imóvel dia 15 e que, portanto, minha água poderia ser cortada neste dia. O atendente não confirmou o desligamento para o dia 15, alegando "depender de confirmação do sistema". Depois de alguns dias, recebo um email avisando que meu desligamento estava agendado para o dia 13, das 10 às 12h. Aborrecido, liguei (mais uma vez) para o call center da empresa solicitando que o desligamento fosse efetuado não no dia 13, mas no dia 15. O atendente, desta vez, confirmou que assim seria (dia 15, das 8 às 10h). Para encurtar este post: no dia 13 nossa água foi cortada (e "nossas lágrimas ligadas")...
Com a Fastweb, empresa que na minha região presta serviços de telefonia, internet e TV por assinatura,  o "negócio" foi diferente. As solicitações de encerramento de conta para esta empresa são sempre feitas por correio, com aviso de recebimento. Cada cliente deve, pelo menos 1 mês antes da data prevista, enviar por "AR" a solicitação de desligamento. Assim o fiz. Isso foi no dia 8 do mês anterior. Dia 12, liguei para o maledetto call center para verificar o que acontecera, já que meus serviços continuavam ativos. Disseram-me que minha solicitação - ainda que tenha sido recebida (eu tinha o AR assinado) - não fora incluída no sistema. Percebendo a "situação", perguntei o que poderia ser feito, neste caso. Sugeriram que eu enviasse um Fax (coisa que não tenho em casa) com toda a documentação enviada por AR mais o comprovante de envio do dia 8 e o AR assinado. Fiz  isso, e nada.
Acontece que, pelas regras desta empresa, os clientes devem devolver os aparelhos de sua propriedade (modem, receptor de TV por assinatura). Tentei fazer isso mas não me permitiram, já que o recebimento não estava autorizado, pois não havia nenhuma solicitação de cancelamento minha no sistema da SlowFastweb. Eu teria que pagar, portanto, uma multa de 40 euros por não devolver o modem. Procurei um número de "PROCON" e não encontrei nenhum (se o leitor souber de algum na Itália, por favor deixe o número nos comentários).
Liguei novamente para o call center. Perguntei o que poderia ser feito e o atendente não sabia responder. Pedi para falar com o seu supervisor e ele me disse não ter um supervisor (nessa hora fiquei com medo: "- existem call centers não supervisionados?", perguntei a mim mesmo). Pedi para falar com o departamento que assina os ARs ou recebe Fax de clientes e tal pessoa alegou não possuir tais informações. Depois de 20 minutos de conversa furada, resolvi desistir. 
Por sorte, resolvi procurar no Google um telefone Fastweb (que não fosse o maledetto call center). Encontrei um número de Milão. Era do "Ufficio Stampa" da Fastweb, o qual nada tem a ver com reclamações de clientes. Por incrível que pareça, entretanto, foi lá que meu problema foi resolvido. Uma pessoa muito gentil e com muito boa vontade se encarregou de me isentar da multa (40 euros) e dar seguimento às minhas solicitações de desligamento. UFA! Pensei que não escaparia dessa...
Neste mesmo dia, correndo o risco de ter um infarte, motivado em "encerrar tudo", fui até minha agência bancária fechar minha conta corrente. Esperei alguns minutos para ser atendido. O caixa me encaminhou para uma pessoa que, aparentemente, se encarregava do fechamento de contas. Esperei mais alguns minutos, já que esta pessoa atendia um outro cliente. Estava ao telefone. Pediu para que eu me sentasse. Quando disse que queria encerrar minha conta, a funcionária me explicou que tal procedimento deve ser feito com o gerente da agência (dá para acreditar?). Em seguida o telefone dela tocou novamente e eu nem tive oportunidade de "mandá-la para aquele lugar" debater o assunto. Como o leitor sabe, encerrar um conta bancária é um procedimento MUITO COMPLICADO. O bancário precisa de 3 doutorados em Harvard para "passar a régua"...
No dia seguinte, voltei à agência. Dirigi-me diretamente ao gerente. Encerrei a conta em 3 minutos (não sei se chegou a tanto). Disse-me que dentro de uns 20 dias a conta JÁ (também não entendi o advérbio) estaria encerrada. Pasmado com a rapidez e eficiência, fui embora.
Bem, ainda não sei onde tudo isso vai parar. Pode ser que nas faturas que ainda estão para chegar (as últimas) ainda me cobrem algo que eu não tenha me dado conta. A promessa é que me devolvam as cauções (cada vez que se abre um contrato na Itália o cliente paga uma caução que varia de 15 a 100 euros, dependendo do serviço e da empresa que o fornece).
De qualquer maneira, o que quero reforçar é que, além do habitual estresse gerado pela mudança, os contratos de água, energia, telefone/internet, gás, etc. darão a você uma boa quantia de cabelos brancos... Fique alerta!

1 comentários:

Profe Márcia disse...

Meu amigos, então está aí uma coisa que tem na Itália e é igual ao Brasil. Burocracia!!
Tentem cancelar ou trocar o plano na net (TV POR ASSINATURA) ou do celular.
Não sei se acontece com todo mundo, mas eu nunca tive sorte.
Para migrar de um plano de tv para outro, dentro da mesma empresa, precise de nada mais, nada menos, do que 25 ligações...
BJOS

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google