29 junho 2010

PostHeaderIcon Palermo, Sicília

Maior cidade da Sicília e quinta maior da Itália - com aproximadamente 850 mil habitantes - Palermo é o principal centro cultural, histórico e econômico da Sicília, encantando sempre os turistas que a visitam.
Se você estiver longe da Sicília (aquela ilha que a "bota" parece estar chutando), o aeroporto de Palermo (que não fica muito longe da cidade) oferece alguns vôos low cost da/para a Itália e/ou Europa.  Sei que os aeroportos de Veneza (Marco Polo) e Roma (Fiumicino), por exemplo, têm linhas low cost regulares (onde trechos por menos de 20 euros - taxas incluídas - não são difíceis de se encontrar).
Além de ser banhada pelo inebriante Mar Tirreno, Palermo foi ocupada - ao longo de sua história de 2700 anos - por Fenícios, Gregos, Vikings, Romanos, tribos Germânicas, Espanhóis, Árabes... E até hoje a herança desses povos é vista em seus museus e monumentos, justificando nossa visita!
Um curioso monumento é a famosa Catedral de Palermo (foto à esquerda). Construída pelos normandos, passou por várias modificações e reformas, tornando-se uma verdadeira “salada arquitetônica”, cujos ingredientes são as diversas culturas e estilos da história da cidade: gótico, normando, mourisco, catalão e barroco. De inegável beleza, o Duomo di Palermo é completamente diferente de qualquer outra grande catedral italiana.
Outra curiosidade de Palermo (e outras cidades sicilianas) é o "dialeto siciliano". Um habitante de Palermo (palermense?) me corrigiu: o que falamos não é dialeto, é língua! Realmente, o siciliano não tem NADA a ver com o Italiano. Apesar de muito diferente, você conversará em italiano sem problemas, pois todos o falam. Muitos falam inglês também, sobretudo nos pontos turísticos...
Ao contrário de Napoli, Palermo é relativamente limpa e organizada. Mais que Roma, eu arriscaria dizer. Tipicamente não mais que as cidades do norte italiano, mas os preços, o clima e a gentileza das pessoas compensa a pequena desvantagem!
Obviamente Palermo tem muito mais a oferecer do que relatamos neste post. Portanto, confira nos seguintes links mais informações sobre a cidade (sua história, suas atrações, fotos, etc.): www.muraldoturista.com.br, palermo-sicilia.it (site oficial em italiano ou inglês), wikipedia (inglês), world66 (inglês) , Palermo sights and attractions (inglês).

1 comentários:

Lenise Souza disse...

Muito legal seu blog! Já morei em Palermo e é realmente uma cidade linda e peculiar.

Ah, quem nasce em Palermo é Palermitano...hehhe

Abraços, Parabéns pelo blog.

Lenise.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar neste Blog

Regiões da Itália

Receitas Italianas

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor