10 setembro 2010

PostHeaderIcon Carteira de Motorista ou Patente di Guida Italiana

Carteira Nacional de Habilitação (CNH Brasileira)
Não há, em vigor, acordo de conversão de patente brasileira em italiana, nem vice - versa. No caso de brasileiros não residentes, a Carteira de Habilitação brasileira é aceita pelas autoridades italianas quando acompanhada de uma tradução juramentada, pelo período de um ano a contar da data de ingreso em território italiano.
Patente di Guida Italiana (Carteira de Motorista Italiana)
Se você deseja se transferir permanentemente para a Itália, então deverá providenciar sua carta de condução italiana, efetuando para tanto o famoso test di guida.
Para conduzir veículos automotores a carteira necessária é a "Patente B". Como no Brasil, a "Patente A" serve somente para Motocicletas... De modo semelhante ao Brasil, a Itália também possui diferentes tipos de CNH (A, A1, B, C, D, e E). Há também o "Patentino", espécie de carteira de motorista que, desde 2004, permite (através de um simples exame escrito) pessoas com mais de 14 anos guiarem ciclomotores, triciclos e quadriciclos leves.
Diversos procedimentos devem ser seguidos para se obter uma patente di guida italiana. Para adquirir a permissão do tipo B, é antes de tudo necessário ter mais de 18 anos (maioridade italiana). É também necessário demonstrar condições físicas idôneas para conduzir, obtendo portanto o Certificato Medico. Dois tipos de exame estão ainda previstos: o esame teorico, que verifica o conhecimento do Codice Stradale, e o esame pratico, que verifica a competência prática do condutor. Frequentar uma scuola guida é aconselhável, já que isso reduzirá o tempo para a aquisição de sua patente.
Depois de ter feito a consulta ao oculista e de ter os requisitos psicofísicos necessários, vocês poderá requerer o foglio Rosa: um documento que lhe autoriza a conduzir os veículos para os quais você solicitou sua patente. Este documento tem validade de 6 meses. Terminado este prazo, ele será revogado.
O foglio rosa oferece três possibilidades para superar as provas. Com 2 falhas consecutivas ele é automaticamente revogado, mas se ele é necessário para o exame de teoria, poderá ser solicitado novamente depois de dois meses, mantendo válido o resultado  favorável do teste previamente efetuado.
O Esame Teorico
O teste teórico não pode ser feito sem que se tenha passado (no mínimo) um mês e um dia da data de emissão do foglio rosa. A prova teórica exige uma preparação geral acerca da dinâmica de circulação viária (emergências, sinistros...) e sobre o codice della strada.
O candidato deverá responder a uma prova com 10 questões de múltipla escolha (com 3 alternativas de resposta tipo "verdadeiro ou falso"). São tolerados no máximo 4 erros (das 30 alternativas de resposta possíveis). Atenção: eventuais correções e rasuras são consideradas erros! Em caso de falha, é permitido ao candidato repetir a prova após, no mínimo, 1 mês e 1 dia. Atenção: o foglio rosa pode vencer ou ser revogado em virtude de excessivas falhas.
Excepcionalmente, têm permissão para efetuar os exames com o método oral os candidatos que não têm a licença relativa à scuola dell'obbligo, os que não possuem cidadania italiana (residentes na Itália, todavia) e declaram não conhecer a língua italiana em sua forma escrita, os candidatos que possuem a licenza media mas possuem alguma patologia que cause grande dificuldade de compreensão de textos escritos, e os candidatos surdo-mudos. Para carteiras do tipo C, C+E, D, D+E e B+E (veículos maiores - caminhões e ônibus, por exemplo) a prova teórica é sempre oral.
Treinamentos para a Condução e Prova Prática
A prova prática acontece, geralmente, depois de um período de prática ao volante. A prática pode se desenrolar em qualquer lugar do território italiano e a qualquer hora do dia ou da noite. Única condição: estar acompanhado de um instrutor. Se veículos cuja propriedade não é da autoescola são utilizados, é necessário expor duas marcas na forma da letra "P" com fundo branco na parte anterior e posterior do veículo. Tais placas devem apresentar as características previstas no artigo 334 do Codice della Strada italiano.
Somente depois de ter superado a prova teórica se poderá efetuar a prova prática de condução. Com o foglio rosa é possível guiar somente aqueles veículos que se enquadram nas categorias para as quais a patente fora solicitada.
As provas de direção para aquisição de carteiras de motorista devem ser efetuadas somente com automóveis munidos com duplo comando. Portanto, os candidatos não treinados em autoescola, quando efetuarem a prova prática, deverão necessariamente ir até uma autoescola ou se alugará um automóvel adaptado junto a órgãos autorizados pelo Ministero dei Trasporti.
Fonte das informações. Mais informações (Wikipedia)

10 comentários:

Lenise Souza disse...

Morei 6 meses em Palermo e dirigi normalmente com a carteira internacional que retirei aqui no Brasil antes de viajar. Não tive problemas nem para alugar automóveis, fácil fácil!

Abraços

Davi disse...

Foi o mesmo que eu fiz (por isso publiquei um post sobre isso: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/minha-carteira-de-motorista-e-valida-na.html). Talvez esta seja a opção mais conveniente para muitos brasileiros (no meu caso, foi).
Sucesso para você!

Unknown disse...

Parabéns pelo blog e pela iniciativa, devo me mudar para o norte da Itália até este final de ano, seu blog se tornou uma biblia para mim! rsrss
Ajuda muito e dá uma imensa noção da vida por aí.

Grande abraço e parabéns novamente!

Davi disse...

Muito obrigado Abrahão. Um abraço e muito sucesso para você na Itália!

Carlos Bueno disse...

Durante minha estadia na Itália (2 semanas) usei minha carteira normal. Pelos menos na empresa em que estava disseram que era válida.
Mas vou providenciar a PID para não ter problemas futuros.
É sempre bom estar de acordo com a lei, principalmente fora de nosso país...
Parabéns pelo blog

Davi disse...

Carlos, na prática é mais ou menos como você relatou mesmo. Um colega meu sempre alugava carros com sua carteira brasileira. Uma vez li que a CNH brasileira é válida por até 6 meses ou 1 ano, desde que seja traduzida para o italiano por tradutor juramentado. Como isso custa dinheiro, achei mais inteligente usar a PID, que acaba custando menos e durando mais...
Boa sorte!

suelen disse...

Oi, recentemente me falaram que Brasil-Italia, estariam entrando em acordo para a tradução permanente da nossa CNH brasileira ... sera que isso era so papo??? Entao nos brasileiros que moramos na italia vamos ter que continuar a fazer a patente italiana MUITO oBRIGADA
suelengarbin@hotmail.com

Davi disse...

Sinceramente, desconheço esta informação, Suelen. Não seria nada mau mesmo... Se você conseguir confirmá-la, por favor, deixe-nos um comentário aqui.

mxblyxky disse...

Não dá para entender porque ficam perguntando sobre a CNH nacional. É só pagar uns trocados para obter a PID, para dirigir praticamente em todos os países, qualquer bobo sabe disso. E aquela que disse que viajou para Palermo e dirigiu normalmente, sem problemas com a carteira internacional e até alugou carro. Mas, fia, é para isso que a carteira internacional serve, para dirigir no exterior!

mxblyxky disse...

Não dá para entender porque ficam perguntando sobre a CNH nacional. É só pagar uns trocados para obter a PID, para dirigir praticamente em todos os países, qualquer bobo sabe disso. E aquela que disse que viajou para Palermo e dirigiu normalmente, sem problemas com a carteira internacional e até alugou carro. Mas, fia, é para isso que a carteira internacional serve, para dirigir no exterior!

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