12 fevereiro 2010

PostHeaderIcon Trabalhar na Itália?

Se você pensa em trabalhar na Itália, é importante que saiba onde procurar trabalho. Existem muitos locais e maneiras de se encontrar trabalho. Talvez o melhor modo para começar sua busca (mais fácil, rápido e seguro) seja através dos Centri per l’impiego. Os centros de emprego são órgãos de competência provincial que oferecem serviços a trabalhadores e empresas com o objetivo de otimizar o equilíbrio entre oferta e procura de trabalho na região onde se localizam. Lá eles lhe darão orientações sobre vários aspectos ligados ao trabalho na Itália (como e onde procurar, curriculum, como contatar um empregador, contratos de trabalho, direitos e deveres trabalhistas, auxílios, etc.).
Outro modo relativamente prático e seguro de encontrar trabalho/emprego na Itália é através de agências de emprego (privadas) da Itália. Algumas delas atuam apenas em certas regiões italianas. Por isso, na lista que mostramos a seguir, você deve verificar a(s) que melhor se ajusta(m) às suas necessidades.
Quando visitar uma agência, não se esqueça de levar documentos que comprovem que você tem direito a trabalhar na Itália. E se as agências não forem suficientes, lembre-se que existem também os classificados de jornais ou revistas, anúncios em empresas (“cercasi...”) ou em murais de faculdades ou prefeituras (no comune de sua cidade, por exemplo, é provável que haja uma lista de ofertas), contato direto com o empregador, etc.
Dicas: antes mesmo de encontrar um trabalho, ou em caso de perda de emprego ou término de contrato/vínculo trabalhista, vá até o Centro per l'Impiego da sua cidade e providencie sua "dichiarazione dello stato di disoccupazione". Isso lhe será útil caso você fique 2 anos sem um trabalho formal com duração superior a 8 meses consecutivos. Neste caso, a empresa que lhe contratar a tempo indeterminado terá bônus fiscais (e você leva vantagem em relação a outros concorrentes). Você também terá direito a um salário desemprego se não encontrar emprego por 2 anos. Por fim, não se esqueça: na Itália é contra a lei cobrar (qualquer valor) de candidatos por serviços de busca de trabalho/emprego (agências podem cobrar apenas de empresas que oferecem vagas ou contratam novos trabalhadores). Receber feeds deste blog por email

155 comentários:

Thais Aquino disse...

Estou indo para Firenze agora fim de setembro e pretendo arranjar um emprego para poder me sustentar, pois pretendo fazer mestrado na área de design. Porém, não tenho cidadania e estarei indo de imediato para estudar o idioma durante 1 mês, como devo proceder??? Existe a possibilidade de conseguir um emprego antes de ter o visto para trabalho ?
Muito bom, estou amando o este blog!!!
Congratulazione!

Davi disse...

Se vc vai ficar apenas 1 mês provavelmente nem precisará de visto, já que o turista tem direito a permanecer na Itália por até 3 meses sem precisar de visto...
Acredito que vc terá dificuldade para encontrar emprego na Itália, dadas as circunstâncias. Você ficará apenas 1 mês e não terá um visto de trabalho, o que tornará sua contratação ilegal e inoportuna. Talvez o que você consiga seja trabalho informal, mas não conheço muito sobre este assunto...
De qualquer maneira, desejo-lhe sorte e sucesso!
Ciao!

lulu mendes disse...

ciao come stai
estou indo morar em milão com uma amiga.pretendo fazer o curso de arquitetura pois é o melhor do mundo. gostaria q vcs me direcionassem a respeito de aluguel;não sei se a melhor opção para o começo é morar em republica ou não.desde obrigada

Davi disse...

Ciao Lulu!
Depende do que você considera "melhor opção". Se você pretende gastar pouco, a república pode ser uma ótima opção. Lá você ainda terá vizinhos, o que lhe ajudará no processo de socialização em território italiano. Se, todavia, você deseja mais conforto, alugar um imóvel lhe proporcionará mais isso, pois você alugará um imóvel que se enquadre àquilo que você deseja e você será "dona" dele (enquanto o estiver alugando). Mas esta opção custa mais que a república, em média.

Anônimo disse...

ola! É possivel encontrar trabalho não sendo cidadão e com visto de turista na Itália? Estou na Alemanha e gostaria de ir para Itália tentar a vida! O que vc me sugere? Tenho o suficiente para ficar um ano aqui na Alemanha. tenho seguro saude pela Hanse Merkur por um ano aqui tb. Minha passagem de retorno é para agosto de 2011.Ah, mais uma coisa, tenho 33 anos e sou formada em Sistemas de informação, embora nunca tenha trabalhado nesta área.Obrigada.
contato: anawiser@gmail.com

Davi disse...

Ana, depende de quais trabalhos você está falando. Legalmente, turistas não podem trabalhar! Mas há sempre a possibilidade de você trabalhar na informalidade, como fazem tantos brasileiros. Nos restaurantes de Roma, por exemplo, metade dos garçons talvez estejam nesta situação. Nas agências de emprego, todavia, você provavelmente não conseguirá muita oferta de trabalho...
Claro que isso tudo deixa de valer se você tiver cidadania européia (alemã, por exemplo).
Sucesso para você!

Anônimo disse...

ola meu nome é joyce,eu vou para italia para 3 meses ,e gostaria de saber como fazer para trabalhar na italia e quais sao os documentos necessarios.ciao

Davi disse...

Joyce, se você pretende trabalhar legalmente na Itália (o que é bastante aconselhável, diga-se de passagem), então você deverá ter um permesso de soggiorno para trabalho. Não é muito fácil de consegui-lo, a menos que você tenha qualificações de interesse do governo italiano (se é formada em enfermagem, por exemplo). Se você tiver um empregador que se disponha a "apadrinhá-la" também será mais fácil.
Sugiro que você entre em contato com o consulado italiano mais próximo de você. Eles lhe explicarão com detalhes os documentos que serão necessários!
Boa sorte!

Anônimo disse...

ola meu nome é joyce e gostaria de saber, quais sao os documentos para casar ai na italia, demora muito para casar ? mas se eu tever um filho a e na italia sera que tenho possibilidade de ter trabalhar ai na italia ciao

Davi disse...

Joyce, no final de semana (sexta ou sábado) vou publicar um post sobre este assunto (casar na Itália), mas basicamente as informações que você precisa estão aqui: http://www.portalconsular.mre.gov.br/mundo/europa/republica-italiana/milao/faq/3-decidi-me-casar-na-italia-o-que-devo-fazer/?searchterm=
Casando com um cidadão italiano (ou brasileiro com dupla cidadania), você terá direito a morar e trabalhar na Itália!
In boca al lupo!

Anônimo disse...

Olá! Gostaria de saber se um estrangeiro sem experência profissional, sem descendência, com diploma de graduação e fluência no idioma italiano consegue emprego na Itália, ainda que seja uma função mais simples, como atendente. Vejo que muitos ressaltam a importância da descendência e queria saber se um indivíduo nas condições as quais expus também consegue trabalhar legalmente naquele país. Agradeço desde já pela atenção!

maria disse...

Ciao,moro e trabalho na Italia, mas gostaria de melhorar de trabalho e conhecimento, no Brasil tenho o diploma de segundo gral em magistèrio o que preciso fazer para completar meus estudos e fazer alguma coisa que me ajude a melhorar.agradeço desde jà pela atençao.

Anônimo disse...

0la Ciao!Como vai?Gostaria de saber se eu posso ir para Itália como turista e eventualmente ser apadrinhado,pois uma senhora amiga minha trabalha lá em uma doceria ,ela é brasileira mas tem parentes lá.Essa senhora me chamou para trabalhar com ela ,isso é ilegal?? desde já obrigado Ciao!!

Daiana disse...

Oi meu nome é daiana eu quero ir pra italia em 2011 pra tirar minha cidadania vc pode me informar se é facil tirar a cidadania na italia?
e tenho como arrumar um emprego pra me manter lá?
obrigado daianaramalho85@hotmail.com

Daiana disse...

Sou eu denovo rsrsr daiana tenho 25 anos e segundo grau completo, vc pode me dar uma dica quero ir para padova (PD) la é bom pra emprego e estudo? meu descendente é de la mas nao conheço a cidade ainda.

Anônimo disse...

Salve...
Ja tenho minha cidadania e agora estou procurando emprego em Milao. Ainda estou no Brasil, por que nao quero largar tudo antes de ter alguma coisa certa ai..como esta a situacao na Italia hoje e esta facil conseguir empregos em empresas?( area administrativa, turismo etc?)
Tante grazie
Chiara

Anônimo disse...

Ola, sou decedente d italiano, estou com minha documentaçao pronta so falta passar no consulado italano aqui no brasil para dar entrada na italia so que vai demorar o processo aqui.bem, estou com as passagens marcada para janeiro. gostaria de saber se eu for sem as documentacao pronta eu conseguiria arrumar serviço? para dar continuidade no processo.tem serviços facil para mulher e homem ai? obrigado.

Anônimo disse...

Ola, sou a Clisciane sou decedente d italiano, estou com minha documentaçao pronta so falta passar no consulado italano aqui no brasil, estou querendo dar entrada na italia so que vai demorar o processo aqui.bem, estou com as passagens marcada para janeiro. gostaria de saber se eu for sem as documentacao pronta eu conseguiria arrumar serviço?Eu gostaria dar continuidade no processo ai na Italia.tem serviços facil para mulher e homem ai? obrigado.

Davi disse...

Daiana, não conheço muito bem Padova. Estive só 2 vezes lá, rapidamente (quando estava a caminho de Veneza).
Conseguir a cidadania italiana é relativamente fácil, desde que você tenho os requisitos para tanto (e consiga provar sua descendência com documentos). O processo só é EXTREMAMENTE lento, se iniciado no Brasil. Se vc for para a Itália, consiga um certificado de residência e dê entrada pela Itália. Vc provavelmente terá sua cidadania em menos de 3 meses!

bruno_wolfs disse...

Ciao, tudo bom?
estou querendo ir morar firenze com mais 5 amigos, moramos em dublin e fomos pegos de surpresa pela crise. Nao possuimos cidadania nem passaporte europeu, achamos uma escola que nos pareceu ser muito boa e num preco bem acessivel, porem nao temos visto nem documentos. Voce poderia me informar do que eu precisaria para morar la? quais os docs necessarios e tudo mais.
ficarei muito agradecido de ver seu feedback

Davi disse...

Bruno, se vocês sentiram a crise na Irlanda, nem imaginem na Itália (integrantes do famoso "PIGS" - Portugal, Itália, Grécia e Espanha...). Sinceramente, se o objetivo de vocês é conseguir trabalho, no lugar de vocês eu ficaria na Grã-Bretanha... Se, mesmo assim, vcs pretendem estudar na Itália, provavelmente conseguirão um visto de estudos. Você falam italiano? (isso ajudará muito). O curso é de longa duração? (se sim, também o será o visto, o que é bom). Com o visto de turista vcs podem permanecer 3 meses na Itália... Vocês precisarão também do permesso di soggiorno, vejam: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/permesso-di-soggiorno.html
Isso para não falar de todo o resto (moradia, transporte, renda, etc.)...
De todo modo, "auguri"!
Ciao!

|| ArtikusROX || disse...

Ola amigos, li muito o blog e gostei muito, estarei indo para a cidade de Pescara, conhece la ? nunca fui para la, parece uma cidade antiga, mais tenho um lugar para ficar, estou começando a estudar italiano, e espero na metade do ano que vem conseguir ir para la, sabe como esta a procura de emprego para tecnico em informatica e em redes ? Grande Abraço

Anônimo disse...

Ola,tenho cidadania, mas meu marido nao. Estamos pensando em ir para a Italia no segundundo semestre de 2011, eu tenho formaçao superior em historia, curso de restauraçao e de tecnico em informatica, ele em ingles.Sera que conseguiremos trabalho facilmente...Obrigado!

Davi disse...

Caros leitores, devo lembrar-lhe que a crise econômica mundial atingiu em cheio a Itália. Preparem-se para um mercado de trabalho estagnado. Na Itália não se vive a euforia que vemos no Brasil... Mesmo assim, acredito que na área de informática haja emprego, pois nas agências de emprego frequentemente apareciam vagas nessa área... Dêem uma conferida nos sites deste post, para terem uma idéia!
Boa sorte. Ciao!

Anônimo disse...

oi pessoal me chamo Elizana e gostaria de saber informações sobre Italia podem me add elizana_fsa@hotmail.com pretendo ir à Italia, mas preciso saber mais.

Davi disse...

Elizana, não tenho MSN. Mesmo assim, deixe aqui (nos comentários) suas dúvidas que prometo respondê-las o quanto antes. Se você ler os posts arquivados deste blog, tenho certeza que algumas de suas dúvidas serão sanadas!
Sucesso e até logo!

Anônimo disse...

Olá
Tenho a cidadania italiana e estou acabando de me formar em Agronegocio, e pretendo ir pra italia no meio do ano de 2011, vc acha q terei facilidade pra encontrar emprego na area administrativa?
Obrigado.

Davi disse...

Colega, a Itália ainda enfrenta uma forte crise econômica. Empregos existem, mas sua oferta já foi maior. Eu não diria que você terá facilidade para encontrar emprego, mas existem muitas variáveis a serem consideradas (por exemplo: a região para a qual você pretende ir, a sua qualificação profissional, sua sorte, etc.).
De qualquer modo, desejo-lhe muito sucesso e um abençoado 2011!

M disse...

Olá, meu pai e toda a família dele nasceram na Itália e ele veio como imigrante para o Brasil. Gostaria de saber se eu for para Itália, com tudo já encaminhado, inclusive a certidão de nascimento do meu pai, para obter cidadania, assim que eu conseguir cidadania ficaria mais fácil encontrar um emprego? Os empregos de lá dão ao menos para pagar a moradia?

Davi disse...

Caro(a) "M", o seu salário italiano dependerá de muitas variáveis (local para onde você vai, suas qualificações profissionais, o seu local de trabalho, sorte, etc.). De todo modo, o salário mínimo na Itália gira em torno de 1000 euros. Isso é suficiente para ao menos pagar sua moradia, sem dúvida. Com a cidadania em mãos, suas possibilidades certamente se ampliam. Com tudo em ordem e com residência na Itália (ou seja, iniciando o processo pela Itália), é provável que sua cidadania fique pronta rapidamente (eu diria em torno de 2 meses, provavelmente)...

disse...

Davi, quando você foi para Itália, já tinha qual nível de italiano? Quanto tempo demorou pra ganhar fluência suficiente para conseguir trabalho?

Davi disse...

Mô, quando cheguei na Itália eu já havia feito o equivalente a 3 anos de curso. Eu entendia super bem o idioma, mas não tinha fluência. Ganhei fluência muito rapidamente. Se tivesse ido a trabalho, creio que eu teria conseguido trabalho em poucas semanas... Mas isso, além do idioma, depende de outras coisas, como tenho dito nos comentários anteriores (região para onde você vai, suas qualificações e experiências profissionais, sua flexibilidade, etc.)...

tati disse...

Davi, eu pego os meus doc dia 31 desse mes legalizados.. vou dar a entrada na italia, onde ja existe processo de um primo. Sou formada em Design de Moda, pretendo estudar e trabalhar na italia. Vc sabe me dizer como esta o campo de trabalho pra minha area ai? pode ser ate em loja a principio. Vou morar em Verona.

att
Tati

Davi disse...

Tati, sinto muito, mas não posso lhe ajudar da forma como gostaria. Não conheço muito bem Verona (estive lá só 2 vezes, rapidamente). O que ouço falar é que Milão oferece muitas opções e é referência quando o assunto é design de moda. Como não é minha área, não tenho muito mais a lhe dizer. Espero, mesmo assim, que tenhas sucesso!
Boa sorte!

tati disse...

Obrigada =)

Anônimo disse...

adoro italia e já fui 6 vezes todas as vezes falam que está em crise mas depende da pessoa e da sorte

Daniel disse...

Ciao Davi,
Come vai?
Eu estou indo morar na Italia em Marco! Vou me inscrever em um mestrado em Direitos Humanos e pretendo arranjar emprego para me manter.
Eu tenho dupla cidadania: brasileira e Italiana!
Qual o procedimento que eu tenho que tomar para pegar meu social number?
E quanto tempo e suficiente para pegar fluencia?
Eu tenho alguma nocao de italiano, mas naum o suficiente para uma conversacao!
E falando ingles, eu consigo arranjar algum emprego por la?

Davi disse...

Daniel, acredito que você precisará falar italiano para trabalhar na Itália. Pouco empregos existem para quem não fala italiano com fluência. O inglês é util, mas a maioria dos italianos não o fala (embora diga que fale, só porque aprendeu o verbo To Be na escola). Quanto ao "Social Number", não sei do que você está falando, especificamente. Você se refere ao passporte italiano? (você pode requere-lo no consulado italiano, no Brasil). Se você se refere ao Codice Fiscale (espécie de CPF), sugiro que leia este post: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/tessera-sanitaria-e-codice-fiscale.html
Auguri in Itália!

Anônimo disse...

ola ja tive na italia 2vezes mas gostava de ir para la trabalhar trabalho na restauracao a 13 anos e adorava la ter ficado abraco

Paula disse...

Olá, tenho cidadania italiana mas ainda não falo italiano, gostaria de morar na itália, sou formada em Serviço Social, como faço para o meu diploma ser reconhecido lá. Obrigada Paula

Davi disse...

Olá Paula! Sua pergunta é ótima, mas infelizmente não tenho resposta para ela. Embora eu seja formado no Brasil, tenho um título de nível superior italiano, por isso nunca fui atrás disso... De todo modo, peço-lhe que deixe-nos um novo comentário aqui quando descobrir a resposta. Sua pergunta é digna de um post!
Talvez este post sobre validação de títulos italianos no Brasil (o contrário do que você deseja, infelizmente) lhe auxilie de alguma maneira: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/07/revalidacao-de-diploma-estrangeiro-no.html

Boa sorte!

Anônimo disse...

Ola,
Sou graduada e pos- graduada em economia, pretendo morar na Italia no proximo ano e gostaria de saber como é o mercado de trabalho para graduados na area de economia? Falo ingles, e um pouco de italiano, estou estudando para aprender bem melhor a lingua.
Obrigada
Annye

Jean Cani disse...

Olá Davi!

Primeiramente gostaria de parabenizar-lhe pelo excelente blog, realmente de grande valia para quem pretende morar na Itália.
Bom, tenho algumas questões quanto morar na Itália e, se você pudesse, gostaria que você as avaliasse e me respondesse.
Sou italo-brasileiro, tenho 32 anos, sou, assim como você, catarinense e sou professor da rede pública estadual de ensino, moro em Rio do Sul. Eu e minha esposa pretendemos ir para a Itália em abril ou maio, tentaremos uma nova vida, não sei exatamente para onde iremos. Meu irmão, atualmente mora em Trento, onde está estudando, uma parceria da Univali-Itajaí (cursa direito) com a Universidade de Trento.
Meu nível de italiano é considerável, fiz curso por um ano e estive na Itália por duas vezes somente como turista e pelo período que fiquei na Toscana para concluir o processo de cidadania. Não falo fluentemente tudo, mas compreendo bem e faço-me compreender. Minha esposa (estamos juntos há 10 anos) está terminando um processo de divórcio agora em fevereiro e seguidamente iremos nos casar no civil, para que ela já casada com cidadão italiano.
Gostaria de saber como está a situação econômica da Itália, a questão de empregos. Sei que o processo de reconhecimento do meu diploma é muito complicado e, inicialmente, não escolherei emprego, como se diz, "o que pintar tá valendo", iremos com algum dinheiro para as despesas iniciais, mas logo teremos que iniciar a trabalhar para nos mantermos. Pois então, está muito difícil esta questão quanto à empregos, a remuneração está baixa?
Aguardo seus importantes comentários.
Atenciosamente;
Jean Cani

Davi disse...

Annye, você precisa, antes de mais nada, aprender bem o italiano. Essa história de que na Itália todos falam inglês é balela. A maioria entende pouco e fala mal (lógico que nos locais turísticos isso muda um pouco). Quanto à sua formação, você terá que validar o seu diploma na Itália, pois ele não é válido automaticamente. Não sei bem como funciona o processo, mas sei que não é muito simples (um tanto burocrático).
De imediato, imagino que você provavelmente deverá procurar trabalhos que exigirão competências mais simples que as que você já possui...
De toda forma, muito sucesso pra você!

Davi disse...

Jean Cani, que coincidência!
Eu e minha esposa voltamos ao Brasil e estamos agora morando em Rio do Sul (SC).
Por favor, mande-nos uma mensagem por email, através do campo "Envie seu email" (à direita). Assim posso lhe enviar meus dados pessoais para conversarmos diretamente...
Um abraço e até breve!
Davi

Anônimo disse...

Ola, meu nome é Everton, brasileiro vivo e trabalho em espanha a 4 anos com permisso de residencia e trabalho( nao cidadania ) mas recentemente tive uma proposta de trabalho em uma empresa ai em italia, quero saber se ha possibilidade de conseguir um visto de trabalho e residencia para trabalhar em italia estando aqui na europa ja??? Ou como devo proceder???POr favor de esclaresse oque em td que for util por favor, incluso se houver possibilidades quais o passos a seguir.Por favor me respondo pelo meu e-mail se possivel. grato
atenciosamente
Everton, Vigo espanha
evertonreval@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá..meu nome é David...sou descendente de italianos, meûs avós paternos eram imigrantes italianos (já falecidos). Meu pai nasceu no Brasil. Gostaria de saber o que realmente é preciso para trabalhar na Itália? Preciso antes requerer a cidadania italiana? Outra pergunta (me desculpe), obtendo a cidadania italiana, posso trabalhar e morar nos Estados Unidos? Aguardo resposta! Muito obrigado pela atenção. David

Davi disse...

Olá David!
Para trabalhar na Itália, teoricamente, você não precisa da cidadania italiana. Na prática, todavia, a cidadania é "uma mão na roda". Você conseguirá trabalhos melhores e com mais facilidade. Não deixe de solicitar sua cidadania, se você tem direito a ela. Seu acesso aos EUA também será muito facilitado. Eles (EUA), se não me engano, pedirão a você visto para trabalho, mas o processo para italianos é bastante diferenciado. Se fores como turista para os EUA, então, nem se fala. É bem mais fácil...
Meu conselho, portanto, é: se você teve a sorte de nascer "europeu", não deixe essa oportunidade passar!
Boa sorte

Anônimo disse...

Olá Davi...quase meu xará...mas tá valendo...kkk.. Só mais uma pergunta (desculpe te "alugar" assim). Ví alguns sites na internet que para conseguir a cidadania italiana tem que gastar muita grana, e tb não sei se são sites que realmente vão fazer isso acontecer (confiáveis). Gostaria de perguntar se tem alguma forma de conseguir isso sem gastar tanto. Fisioterapeutas formados no Brasil podem trabalhar na Europa e Estados Unidos??. Parabéns pela iniciativa de ajudar aos outros. Um abraço, e mais uma vez, muito obrigado!! David

Davi disse...

Olá David! Pra conseguir a cidadania italiana você vai precisar gastar um pouco de dinheiro sim, mesmo que o processo seja iniciado pelo Brasil (ou seja, você não tenha que se deslocar até a Itália, o que acelera MUITO o processo). Muitos documentos devem ser traduzidos para o italiano por tradutores juramentados (que costumam cobrar caro), por exemplo... Fisioterapeutas podem trabalhar na Itália, mas não como fisioterapeutas. O título não é automaticamente reconhecido na Itália. Você terá que entrar com um processo para legalizar o seu título brasileiro na Itália. Não sei bem como funciona, mas sei que não é muito simples...
Um abraço e sucesso pra você!

thais disse...

oi gostaria de saber se tenho como resgatar os descontos nas minhas folhas de pagamento da italia tenho qse 3 anos de contribuição vc pode me orientar o q devo fazer?

Davi disse...

Thais, não sei se entendi bem sua pergunta. Você quer resgatar os descontos previdenciários dos salários que recebeu na Itália (3 anos), já que não vai usufruir da previdência italiana no futuro? Se é esta a sua pergunta, minha resposta é: não sei como fazer isso. Teoricamente, parece possível (e muito justo, diga-se de passagem). Imagino que a melhor coisa a se fazer seria ligar para o consulado ou outro órgão que possa lhe orientar quanto a isso. Talvez o INPS italiano? (no Google você encontrará o telefone e ligando via Skype fica baratinha a ligação).
Boa sorte!

Anônimo disse...

Davis,estou coms erias dificuldade de achar informações de quem ja tem passaporte evrmelho.Possuo dupla cidadania (alema-bras) e ja morei na alemanaha com assistencia do governo.Qual orgao procuro qdo chegar a Italia para me registrar sendo cidada europeia e qual orgao posso solicitar beneficio social la?Obrigada!!!!Vivian

thais disse...

OBRIGADA,MAS ESTOU INDO PRA ITALIA ATE JULHO DO UMA OLHADINHA POR LÁ .....

Davi disse...

Vivian, o órgão que eu entraria em contato, no seu caso, é o consulado (ou embaixada). Como alemã, você não terá grandes dificuldades. Para brasileiros (possivelmente para alemães também), o órgão que se encarrega de tessera sanitaria (espécie de seguro-saúde) e codice fiscale (espécie de CPF) é a agenzia delle entrate (veja: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/tessera-sanitaria-e-codice-fiscale.html). Na questura da cidade onde você vai morar haverá também um departamento de imigração...
Aproveito para lembrar do tratado Schengen, do qual fazem parte a Alemanha e a Itália. Você tem direito a morar e trabalhar na Itália, como alemã.
Sendo assim, boa sorte e sucesso!
PS: eu também tenho direito à cidadania alemã (agradeceria se você pudesse me esclarecer algumas coisas por email - use o campo "Envie um email", à direita, por favor)

Anônimo disse...

olá pretendo ir para itália no começo do ano que vem,minha esposa e descendente de italianos isso favorece nossa situação? atualmente trabalho como garçom mas trabalhei recente como maitre em uma grande casa renomada aqui em bh voçe acha o meu mercado favoravel na italia? nao falo italiano falo ingles fluente voçe acha necessario entrar em um curso do idioma ou,melhor eu já fazer o curso la e ja aprender a lingua com fluencia....

Davi disse...

Se sua esposa tem direito à cidadania italiana, isso AJUDA MUITO (veja: http://morarnaitalia.blogspot.com/2011/01/cidadania-italiana-para-estrangeiros.html). Para garçons, há bastante mercado na Itália, especialmente nas cidades grandes. Falar inglês não ajuda tanto quanto se pensa. Eu procuraria aprender italiano o quanto antes (isso não é gasto, é investimento, acredite - você recuperará o dinheiro que gastou com cursos de italiano com melhores salários na Itália, seguramente). Se sua esposa for requerer a cidadania italiana, diga a ela para fazer isso NA ITÁLIA (fica pronto em semanas, ao invés dos anos que tem levado NO BRASIL). Se vocês estão casados legalmente, você também terá direito a residir e trabalhar na Itália sem impedimentos!
Boa sorte e sucesso para vocês!

Anônimo disse...

Quero ir morar na Italia, preferencialmente Milano, sou formada em educação fisica, porem nao atuo mais na area, gostaria de saber o que é melhor se é eu me especializar na aera Ed. fisica - Pilates, ou fazer la mesmo na Italia, curso de tecnico radiologia, pois é algo que gosto mto, mas gostaria de saber o que seria melhor, e como conseguir uma permissão para trabalhar e estudar la´- abraços

Anônimo disse...

antes de mais parabens por este blog cheio de informações importantes...
também estou a pensar ir trabalhar para italia. Vivo no norte de portugal, sou licenciada em Filosofia e mestre em politica cultural autarquica e ja fiz erasmus em italia, na faculdade de filosofia me roma. Será que encontro trabalho como professora? ou na area do patrimonio cultural? ou ainda na area da programação cultural?

Davi disse...

Olá! Não sei o que é melhor, no seu caso (Pilates ou Radiologia). Para conseguir a permissão para trabalhar e/ou estudar, você precisará antes de um visto de trabalho ou estudos!

Davi disse...

Ciao! Não sei se você encontrará trabalho com facilidade, pois o mercado italiano está agora muito parado e fechado, em virtude da forte crise econômica que afeta o país. Procure trabalho nas agências de emprego online, para ter uma idéia!
Boa sorte, de todo modo!

Diario pessoal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wagner Oscar Marcello burigo disse...

Ciao! gostaria de saber se posso adiquirir cidadania, os avós de meu pai partenos são pai:brasileiro mãe:italiana e maternos os dois italianos e meu pai nasceu em 1963

Anônimo disse...

ola, meu nome é danielle sou cabelereira tenho meu salão aqui em sao paulo, mas quero mudar de pais, tentar uma nova vida, enfim, gostaria de saber como faço pra ir, como consigo lugar pra morar e se consigo facil emprego em algum salão de beleza? meu sobre nome é De Caro, é italino, tenho tb como ter a cidadania?
obrigada

Anônimo disse...

olá, meu nome é claumir tenho 45 anos, gostaria de saber se é dificil conseguir emprego para essa faixa de idade. tenho direito a cidadania porém pretendo requerer na italia pois o processo pelo consulado é muito demorado, meu pai já tem, gostaria de ir morar definitivamente com esposa e 2 filhos,é claro que eu iria primeiro até me estabilizar(2 ou 3 anos)depois eu os levaria.

maria disse...

ola meu nome e maria estou indo para italia no final do ano se alguem puder me ajudar me add no msn pedagogagoga@hotmail.com

obrigada.

Davi disse...

Wagner, para saber se você tem direito à cidadania, sugiro que você leia este post: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/12/cidadania-italiana-quem-tem-direito.html
Feliz Páscoa!

Davi disse...

Danielle, para saber se você tem direito à cidadania, sugiro que você leia este post: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/12/cidadania-italiana-quem-tem-direito.html
Quanto a conseguir trabalho em salões italianos, não sei ao certo. Como cabeleireira, é provável que não, pois as cabeleireiras italianas se não me engano fazem um curso de longa duração antes de assumirem novos clientes (possivelmente exigirão isso de você). De qualquer forma, é MUITO importante que você aprenda italiano (o máximo que conseguir). Isso lhe ajudará a conseguir melhores oportunidades, sejam elas quais forem. No norte da Itália os salários costumam ser maiores e a qualidade de vida mais elevada. Leve isso em consideração também quando for escolher onde morar...
Feliz Páscoa!

Davi disse...

Claumir, arrumar emprego na Itália agora (momento de crise econômica) pode não ser muito fácil, sobretudo na sua idade. Por outro lado, você é italiano (ou será, muito em breve). Se você tiver alguma qualificação (nível superior ou conhecimentos técnicos específicos), isso também pode ser decisivo. Se você ainda não fala italiano, procure aprender O QUANTO ANTES. Isso também será muito importante (ao contrário do que se pensa, a maioria dos italianos não fala inglês).
Boa sorte e uma abençoada Páscoa para vocês todos!

Anônimo disse...

davi obrigado por me responder,so tenho o ensino medio sou paisagista e decorador de festas, estou tirando passaporte e me preparando para em breve relizar este meu sonho. se tiver alguma dica sobre empregos ou alguma direção mais especifica pra me dar a respeito, meu e-mail e claumir1@bol.com.br
mais uma vez, obrigado, feliz pascoa, claumir.

Anônimo disse...

Olá! eu me chamo Débora e estou morando em Florença fazendo uma especialização, tenho o permesso de estudante por um ano, e gostaria de começar a trabalhar, pois o custo de vida aqui é bem alto! por onde é mais facil de conseguir?

Davi disse...

Débora, não sei se entendi sua pergunta. "Por onde é mais fácil de conseguir" o que? Permesso de trabalho ou emprego na Itália? Se você busca trabalho, seu sucesso dependerá de muitas variáveis (incluindo o seu conhecimento da língua italiana). Eu começaria por ofertas de trabalho na área de serviços (sobretudo em hotéis e restaurantes). Em Florença deve haver muitas opções. Procure agências de emprego. Com a chegada do verão, a tendência é aumentar o número de contratações, por causa da alta temporada, que começa em breve (junho, normalmente).
Sucesso pra você!

Renato Souza disse...

Oi gostaria de saber qual o primeiro passo para trabalha na italia e tem agencia de Rh da italia no brasil?

Davi disse...

Renato, o primeiro passo é aprender italiano. Isso lhe ajudará muito, acredite. Tem agências de emprego que são internacionais (todas as que estão listadas acima (neste post) que não tem a extensão ".it" não são italianas (são, portanto, internacionais). No Brasil sei que a Itália enfatiza muito sua busca por enfermeiros (profissionais cuja procura na Itália é bastante alta)...
Acredito que para conseguir um visto de trabalho (e posteriormente um permesso di soggiorno), você precisará sair do Brasil com um trabalho definido. Outra alternativa é ir para a Itália tentar a sorte por 3 meses (você pode ficar lá legalmente por 3 meses, como turista)...
Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, me chamo Sandra Mosello estou realizando minha pesquisa para conclusão de curso do 3° grau sobre processos migratórios.
Gostaria muito de pedir a ajuda de todos.
Preciso coletar um questionário de pesquisa com poucas perguntas e sem identificação pessoal caso vocês possam me ajudar por favor me enviem seu email ( scmpsico@gmail.com) que envio o questionário para preenchimento.

Obrigada à todos!!! Desejo muito sucesso no projeto de ida para Itália!!!!

Abçs
Sandra Mosello

Caso você conheça alguém que esteja intencionado a ir morar na Itália, poderia enviar o questionário para preenchimento também?

Muito obrigada mesmo!!!!!
Vc não pode imaginar o quanto vai me ajudar...

Um abraço e sucesso em seu projeto!
Sandra Mosello

Anônimo disse...

oi sou robson estou pensando fazer uma curso de italiano intensivo pra ir morar ai na italia ainda este ano mas tenho cidadania aqui no brasil sou pizzaolo e tambem sou sorveteiro experiencia em produçao de sorvetes 6 anos qual cidade eu poderia me dar melhor par emprego

Anônimo disse...

robson desculpe no meu comentario eu quis dizer que nao tenho cidadania
um forte abraço

Anônimo disse...

Ciao!!!

Eu me chamo Sheila e no final do ano vou para a Itália , minha intenção é permanecer por lá mais ou menos 1 ano , vou morar com meu namorado que é Italiano, pois nossa intenção é morar no Brasil em 2013 ... porém nesse período que estarei lá gostaria de trabalhar, meu italiano já é bom e sou formada no Brasil em contabilidade ... minha dúvida é se posso ir como turista ficar os 90 dias e depois se eu consigo o trabalho tirar o visto na Itália, sem ter que voltar voltar para o Brasil, e qual a previsão para liberação de visto de trabalho?
Obrigada .

Anônimo disse...

Ola Pessoal !!!

Me chama Sandra e estou indo para a Itália no final do ano, quem souber de dicas para arrumar um trabalho por favor enviar no sandraaraujosa@hotmail.com , agradeço muitissimo.
Obrigada!!!

Anônimo disse...

Olá Davi,

Parabéns pelo blog! Eu me chamo Marcella, sou formada em c. contábeis e pedagogia, tenho vontade de trabalhar como contadora na Itália, lá se chama commercialista. Tenho cidadania italiana e minhas dúvidas são:
a. posso revalidar a distância o diploma de contábeis?
b. um curso de mestrado ou doutorado substituia a revalidação na Itália e eu poderia trabalhar como commercialista?
c. é difícil entrar nesta profissão? Como vc começaria se fosse eu?
Grata,
Marcella

Anônimo disse...

Olá,
eu gostaria de saber se eu me casar com um brasileiro se passo a cidadania p ele e em quanto tempo. No caso, eu já possuo a cidadania italiana.

Bia

Davi disse...

Sheila, você pode ir como turista sim, ficar 90 dias e depois alterar o seu visto para um visto de trabalho. Para tanto, você precisará de um trabalho, o que talvez não seja tão fácil em virtude da crise econômica que ainda atinge a Itália. Logicamente, isso vai depender muito das suas qualificações e do local que você escolher morar... O visto não leva muito tempo para ficar pronto. Mesmo assim, parece que você tem autorização para permanecer na Itália enquanto seu pedido de visto é investigado.
Sucesso para você!

Davi disse...

Marcella,
a. seu diploma de contábeis só poderá ser validado na Itália através de um processo que, para ser sincero, não sei exatamente como funciona. Talvez esse post lhe ajude (embora você deseje o contrário): http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/07/revalidacao-de-diploma-estrangeiro-no.html
b. sim, um curso de mestrado na Itália substituiria a necessidade de revalidação do seu diploma brasileiro. Eu, por exemplo, fiz um mestrado em psicologia na Itália e, portanto, posso trabalhar neste país (e em toda a Europa) como psicólogo.
c. não tenho como contato com a sua área. Em virtude da crise econômica que atinge a Itália, eu diria que provavelmente sua inserção não será tão fácil. Mesmo assim, torço para que você tenha muita sorte e para que Deus lhe abençoe em sua busca!
Um abraço e boa sorte!

Davi disse...

Bia, quando uma italiana se casa com um brasileiro, pelo que sei, ela não passa para ele a cidadania. Mesmo assim, seu futuro marido poderá permanecer na Itália legalmente por quanto tempo quiser e sem impedimentos enquanto estiver casado com você (deverá, para tanto, apenas solicitar um permesso...).
Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá Davi, meu nome é Thiago. Eu e minha esposa estamos tirando a cidadania Italiana e estamos planejando ir para a Itália morar por volta de Jan/12.

Estamos um pouco preocupados com alguns comentários que estamos ouvindo de que a Itália está em crise e que não tem emprego nem para eles.

Estamos fazendo aulas de italiano há duas semanas. Estamos indo bem com o "pé no chão", ou seja, trabalhar com o que aparecer, até estarmos falando fluentemente o italiano e ai sim procurar algo melhor e tentar validar nosso diploma por lá.

Gostaria de saber se essa notícia é verdade mesmo ou é um exagero por parte de algumas pessoas?

Obs. Estamos pensando em morar em alguma cidade perto de Milão, pois dizem que a região sul é bem pobre.

Desde já, agradeço

Davi disse...

Thiago, a crise é verdade sim. Eu trabalhei numa agência de empregos por um tempo e as vagas simplesmente não abriam. De todo modo, com a cidadania em mãos, boa vontade (persistência de não desistir no primeiro "Não") e flexibilidade para pegar empregos mais simples, é provável que vocês consigam trabalho (mesmo que isso demore algumas semanas). Nas cidades maiores (como Milão) - especialmente as do norte italiano - a probabilidade de se conseguir algo é maior, pois a oferta é muito maior (os salários são mais altos tbém).
Boa sorte!
Davi

Anônimo disse...

olá.. minha esposa é brasileira com dupla cidadania (brasileira e italiana) em agosto ou setembro pretendemos morar na italia, gostaria de saber quais sao minhas possibilidades de viver legalmente, pois eu nao tenho cidadania, mas somos casados no civil no brasil e demos entrada no registro na italia. e quanto custa em media um apartamento? e em relação ao idioma e empregos? nao falo italiano porem falo frances e ingles e tenho facilidade com idiomas. obrigado a todos!

Davi disse...

Olá!
Se você é casado legalmente com uma cidadã italiana, você terá permissão para morar na Itália sem impedimentos. Para tanto, informe-se no consulado acerca das providências a serem tomadas. Imagino que a sua certidão de casamento tenha que ser traduzida e legalizada no consulado...
Quanto à língua, sugiro que você comece a estudar o italiano, já que isso aumentará consideravelmente suas chances de sucesso na busca por trabalho. Os preços de apartamentos eu diria que variam muito. Os mais baratos custam em torno de 450 euros/mês e os mais caros passam de 1000. Procure por agências de "AFFITTO" (aluguel) no Google e verifique os valores na cidade onde você vai morar! Sucesso!

Sandra disse...

Ola Davi, primeiramente parabéns pelo site. Gostaria de esclarecer minha permanência como turista na Itália, no final de Dezembro pretendo passar o natal e ano novo na Itália, com a família do meu namorado que é Italiano, e depois quero voltar para ficar uns 3 meses com ele, tem algum prazo que proibe que eu fique 15 dias no inicio do ano e depois em Junho ir para ficar 3 meses ? E se puder me explicar os prazos para ficar até 180 dias, agradeço muito, é tudo muito confuso.
Obrigada!!!

Anônimo disse...

como que alguem que ganha o salario minimo (1000 euros) consegue se manter por mes na italia? se ptecisa pagar alguel, agua, luz, telefone? gas? alimentação? e claro que a cervejinha sagrada no fds.. pois ninguem é de ferro p viver sem algum lazer.. nao importa qual for o desejo.. etc.. nao acho que seria viável e prazeroso viver p pagar contas e refaze-las cada mes denovo... sempre pisando na linha p nao cair.. enfin.. penso isso em relação a quem vai morar na italia.. ja que a maioria ganha 1 salario minimo.. bejos a todos!!

Davi disse...

Sandra, se você vai para a Itália e voltará para o Brasil, nada a impede de voltar a Itália em seguida. O que você não pode é permanecer na Itália por mais de 3 meses ininterruptos (a menos que tenha um visto). Para ficar 6 meses você precisará de um visto que justifique sua longa estada (visto de estudos ou trabalho, por exemplo).
Boa viagem!

Davi disse...

Amigo, com 1000 euros você consegue se manter na Itália, mas não terá uma vida muito fácil. Lógico que o salário mínimo italiano oferece mais qualidade de vida ao assalariado que o salário mínimo brasileiro, mas continua sendo um salário mínimo. A menos que você seja casado e sua esposa também ganhe 1000 euros. Nesse caso, passa a sobrar um pouco mais, já que as despesas fixas (aluguel, água, luz...) são comuns.
De qualquer forma, dependendo do estilo de vida e da região onde se vai morar, uma pessoa pode viver dignamente com 1000, ainda que sem extravagâncias..

Ana Carolina Battisti disse...

Olá.
Estou me formando em Fisioterapia em Agosto e em Setembro estou indo morar em Pesaro com meu namorado. Gostaria de informacoes sobre a Fisioterapia na itália? Há mercado de trabalho? E a parte burocrática para fazer a tradução no consulado e conseguir trabalhar normalmente la, como anda?

Alías, ótimo site! Parabéns!!!

Marina Freguglia disse...

olá! Meu nome é Marina, e gostaria muito de ir morar na It´lia.
Sou neta de Italianos, e já tenho os documentos do meu Avô, será que se eu ir pra Itália e levar estes docs, eu consigo tirar minha dupla cidadânia?:
Quanto tempo isso levaria, e os custos, sabe me dizer alguma coisa?
Muitisssímo obrigado.

Davi disse...

Olá Ana Carolina. Para ser sincero, não sei como anda o mercado de trabalho no que tange a fisioterapia (imagino que "com o freio de mão" puxado, como toda a Itália, em virtude da crise). Pesaro não é uma cidade grande. Eu me informaria em agências de emprego já no Brasil, para não perder muito tempo lá...
Para legalizar o seu diploma, você deverá iniciar um processo de reconhecimento. Parece-me que o ministério de educação italiano é o responsável por isso, mas como tenho um título de estudos italiano, também não sei como isso funciona.

Davi disse...

Olá Marina. É provável que você tenha direito à cidadania italiana sim. Para ter certeza, sugiro que vejas este post: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/12/cidadania-italiana-quem-tem-direito.html
Se você tiver mesmo direito e solicitar isso na Itália, sua cidadania sairá dentro de poucas semanas (cerca de 2 meses, se os documentos estiverem todos ok). O processo também não custa muito (além da viagem até a Itália). Mas solicite a cidadania na Itália. No Brasil tem levado mais de 10 anos para sair, em muitos casos.
Boa sorte!

karla disse...

Olá, meu nome é Karla e estou pensando seriamente em ir pra Itália, a princípio , aprender o idioma, uma pós na minha área e se for possível trabalhar e ficar por lá.
Já tenho a cidadania, inclusive o passaporte.
Gostaria de saber, se possível, sobre o mercado na área de Design Gráfico, me formei pela Estácio de Sá, Tecnólogo em Deisgn Gráfico. Com relação a faculdade, é possivel reconhecer o diploma pela Itália, se sim, como é feito o processo e tal?!!
Desde já agradeço pela atenção.

Janaína disse...

Olá, meu nome é Janaína. Vou viajar para a Itália agora em agosto e tenho muitas dúvidas, acho que você poderá me ajudar.

Estou encaminhando minha cidadania italiana, já mandei traduzir todos os meus documentos e estou tentando agendar horário no consulado para legalizar os documentos. Pretendo viajar agora em agosto, só que meus documentos legalizados pelo Consulado no Brasil para encaminhar a cidadania diretamente na Italia irão demorar, acho que conseguirei só para o ano que vem, então gostaria de ir com um visto de trabalho ou de estudo, pois somente com o visto de turista não ia dar tempo suficiente. Como faço pra conseguir estes vistos?? quais documentos preciso??

Outra dúvida, sou enfermeira, gostaria de saber como está a enfermagem ai na Italia e como faço pra validar meu diploma?

Anônimo disse...

Olá, meu nome é Janaína. Vou viajar para a Itália agora em agosto e tenho muitas dúvidas, acho que você poderá me ajudar.

Estou encaminhando minha cidadania italiana, já mandei traduzir todos os meus documentos e estou tentando agendar horário no consulado para legalizar os documentos. Pretendo viajar agora em agosto, só que meus documentos legalizados pelo Consulado no Brasil para encaminhar a cidadania diretamente na Italia irão demorar, acho que conseguirei só para o ano que vem, então gostaria de ir com um visto de trabalho ou de estudo, pois somente com o visto de turista não ia dar tempo suficiente. Como faço pra conseguir estes vistos?? quais documentos preciso??

Salma Tavares disse...

Olá, sou Salma e no próximo ano vou morar em Torino. Sou Bióloga e tenho a intenção de trabalhar nessa área lá. Como faço para saber se meu curso é válido lá? Além disso, como faço em relação à carteira de motorista.
Obrigada

Davi disse...

Olá Karla. Para ser sincero, não sei como anda o mercado de trabalho no que tange a Design Gráfico (imagino que "com o freio de mão" puxado, como toda a Itália, em virtude da crise). De todo modo, acho que o lugar certo para você se deslocar seria na Grande Milão...
Para legalizar o seu diploma, você deverá iniciar um processo de reconhecimento. Parece-me que o ministério de educação italiano é o responsável por isso, mas como tenho um título de estudos italiano, também não sei como isso funciona...
Boa sorte e sucesso, de todo modo!

Davi disse...

Janaína, o visto de estudos é relativamente fácil de se conseguir, desde que você vá para a Itália para estudar. Eles lhe cobrarão uma declaração da instituição de ensino italiana, comprovando seu futuro vínculo de longa duração (mais de 3 meses) com a instituição. Mas como você é enfermeira, de repente compensaria tirar um visto de trabalho, já que os enfermeiros brasileiros são muito "bem-vindos" na Itália, como você já deve saber. Informe-se no consulado como proceder, neste caso. Pelo que sei, você precisará de um empregador na Itália, mas o próprio consulado costuma ter listas com oferta de trabalho para enfermeiros (quando fui tirar meu visto de estudos em Curitiba havia um panfleto da Obiettivo Lavoro oferecendo vagas, por exemplo). Tendo um empregador na Itália, "sei a posto" (para ser sincero, não sei bem a papelada que irão lhe cobrar, mas o principal é ter um trabalho). Parece-me que os enfermeiros recebem em torno de 1700-1800 euros/mês, pelo menos na região de Milão (segundo uma colega minha, enfermeira em Milão)...
Auguri!
PS: se você não fala italiano, faça um curso intensivo antes de ir. Isso lhe ajudará muito (em todos os sentidos)!

Davi disse...

Olá Salma!
Acredito que o seu diploma não será automaticamente reconhecido na Itália (a menos que haja algum acordo entre os biólogos...). Para legalizar o seu diploma, você deverá iniciar um processo de reconhecimento. Parece-me que o ministério de educação italiano é o responsável por isso, mas como tenho um título de estudos italiano, também não sei como isso funciona...
Quanto à carteira de motorista, sugiro que você leie estes posts:
http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/minha-carteira-de-motorista-e-valida-na.html
e:
http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/09/carteira-de-motorista-ou-patente-di.html
Ciao!

Daniele disse...

Ola Davi !
Bem estou me programando para ir a Italia. Gostaria de algumas informações qto a uma media de custo de alugueis, vou inicialmente para a Italia com aut. de turismo e vou tentar tirar o visto de estudante.vc tem alguma ideia dos docs. q são exigidos para alugar um apto. ou ate mesmo na republica ?
Muito obrigada !

Davi disse...

Daniele, embora seja difícil estimar isso, há um tempo atrás publiquei no blog uns posts sobre custo de vida na Itália. Um deles é este: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/custo-de-vida-na-italia.html
Os documentos exigidos são poucos. Se bem me lembro, acho que era só o seguinte: comprovante de renda (eu usei a minha bolsa do mestrado, por exemplo), codice fiscale (CPF), passaporte (ou identidade italiana, se você for cidadã) e o permesso di soggiorno (ou comprovante de solicitação dele).
Ciao

Anônimo disse...

Oi Davi, boa tarde.
Meu nome é Mariana e sou formada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, gostaria de tentar a vida na Italia, mais vc poderia em informar se eles aceitam a graduação do Brasil ou vou ter que fazer tudo de novo lá? trabalho nesta area é dificil arrumar por lá? ainda nao sei o idioma mais pretendo aprender tudo lá rs.. por onde eu consigo ver republicas para alugar lá?? obrigada.

Davi disse...

Mariana, a Itália tem aceitado muito bem as enfermeiras brasileiras, já que elas são muito qualificadas (na Itália, a faculdade de enfermagem existe há muito pouco tempo e em poucas universidade ainda). A Itália tem muitos técnicos de enfermagem, entende? Sugiro que você procure o consulado. Eles certamente lhe darão boas instruções. Quando fui tirar meu visto em Curitiba, havia lá até uns folhetos meio que dizendo "precisamos de enfermeiros". Parece que isso facilita também a documentação (visto de trabalho, permesso...). Uma amiga de Milão me disse que os salários lá giram em torno de 1700-1800 euros/mês, mas eu nunca fui atrás para conferir essas informações.
Uma dica: no seu lugar, eu começaria a aprender italiano já no Brasil. Isso será uma "mão na roda", acredite. O idioma é fácil de aprender e ajuda muito nas primeiras semanas...
Para procurar aluguéis na internet procure por Affitto ou Affitti (aluguel ou aluguéis) no Google...
Sucesso e Ciao!

Anônimo disse...

Bom dia! meu nome é jean andrioli sou de londrina-pr sou neto de italiano por parte materna e paterna, gostaria de ir para italia para trabalho. Qual os procedimentos que devo tomar? E quais documentos eu preciso ter para ir legal? Ou se poço ir legal.
meu email jean_andrioli@hotmail.com

Davi disse...

Jean, se você é neto de italiano então provavelmente tem direito à cidadania italiana. Isso lhe facilitará MUITO as coisas na Itália, especialmente se você planeja ir a trabalho. Sugiro que leias este post: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/12/cidadania-italiana-quem-tem-direito.html
Se você tiver direito à cidadania, poderá ir para a Itália com um visto para quem solicitará cidadania na Itália (a qual sai em poucos meses, ao contrário de quem solicita no Brasil, que espera uns bons ANOS - às vezes mais de 10). Com esse visto, você poderá trabalhar legalmente na Itália e morar lá por quanto tempo quiser. Não deixe de procurar o consulado italiano mais perto de você para se informar a respeito desta possibilidade!
Sucesso!

Anônimo disse...

Bom dia Davi eu procurei o consulado e realmente eu tenho direito a cidadania italiana, e eu estou querendo ir para italia a trabalho mesmo mas não quero ir sem rumo eu quero ir ja com algum serviço certo. eu procuro uma area rural para que eu possa trabalhar e morar ou trabalhar de motorista de caminhão. vc tem alguma idéia como me ajudar ou de quem possa me ajudar? estou no aguardo. obrigado... meu email é jean_andrioli@hotmail.com

Davi disse...

Jean, você tirou a sorte grande. Não deixe de fazer sua cidadania italiana enquanto estiver na Itália. Procure já os documentos necessários (dos seus antepassados italianos e brasileiros). Leve isso para a Itália, se possível já traduzidos para o italiano (a tradução juramentada, embora cara, é menos cara no Brasil do que na Itália). A cidadania lhe facilitará muito a vida na Itália. Além disso, tente chegar na Itália falando italiano (mesmo que sem fluência). Não sei como estão as oportunidades para a área rural ou motorista. Acho que você encontrará emprego nessas áreas com mais facilidade do que se fosse para um cargo com exigência de mais escolaridade (como esses cargos estão em falta na Itália, eles tem dado preferência para empregar italianos). Procure nos sites deste post (acima) e veja que oportunidades aparecem. Lembre-se também dos rendimentos mínimos que terá que ter, para sobreviver com alguma dignidade na Itália. Talvez este post te ajude a calcular isso: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/02/custo-de-vida-na-italia.html Há também este, para despesas de supermercado: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/05/simulador-de-despesas-com-supermercado.html
Abraço e sucesso!

Anônimo disse...

olha davi, tudo isto eu ja cotei. eu preciso de um salario de 3,000,00 euros para viver la.
agora como eu consigo juntar todos estes papeis? eu realmente esotu decidido ir pra italia até estou fazendo aula para falar italiano. mas não sei qual é o primeiro passo que eu tenho que dar e quanto de dinheiro eu vou precisar ter para ageitar minha ida pra la. ja me disserão para eu tirar a cidadania aqui antes de ir para italia e ja me disserão para mim ir pra la e tirar la. ja não sei o que faço.
como eu entro na italia sem minha cidadania com segurança? me add no msn jean_andrioli@hotmail.com

Davi disse...

Não tenho MSN Jean. Você pode solicitar a cidadania no Brasil, mas leverá anos até que ela fique pronta. Solicitando na Itália, esse período cai para alguns meses (talvez 2). Um salário de 3000 euros não é fácil de se conseguir. Para você ter uma idéia, apesar de o salário mínimo italiano ser de 1000 euros, algo em torno de 80% da população economicamente ativa ganha entre 1000 e 2500 euros... Veja os sites que oferecem emprego e tenha uma base.
Quanto ao visto, você deverá solicitar no Brasil um visto para quem vai a Itália solicitar a cidadania. No consulado eles saberão lhe explicar no que isso consiste (basta ligar para eles e perguntar). Não esqueça de conseguir os documentos dos seus ancestrais brasileiros e, se possível, dos italianos também (registros de nascimento, casamento, óbito, listas de passageiro, etc.). O que for de italianos e não estiver ao seu alcance no Brasil, você poderá tirar segunda via na Itália...
Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá!!!
Tenho cidadania Italiana, tirei quando criança... mas não sei falar italiano, existe a possibilidade de trabalhar desta forma?
obrigada!

Davi disse...

"Anônimo", você fala pelo menos inglês com fluência? Se sim, possibilidade existe, mas se você fizer um curso intensivo de italiano suas possibilidades se expandirão MUITO, sem dúvida alguma!
Ciao

Anônimo disse...

oi Davi prazer eu gostaria de saber, tenho conhecimento em italiano tanto na escrita como na fala.tenho uma conhecida que é italiana mora na italia.mas eu gostaria de saber 1 passo para arrumar trabalho na italia sera que voce teria como me ajudar ....mto brigado

Davi disse...

Olá "Anônimo". Não sei exatamente como lhe ajudar. Quais são suas qualificações? O quanto você está disposto a flexibilizar o rendimento esperado e as suas qualificações profissionais? Onde você pensa em morar?
Sugiro que você veja os sites de recrutamento e seleção online para ter uma ideia do que o mercado italiano está em busca atualmente...
Um abbraço e boa sorte!

Anônimo disse...

ola eu quero ir para milao minha esposa tem pasa porte dai mais eu nao sera que eu consigo documento para traballa ai

Anônimo disse...

oi eu moro com minha esposa nos estados unidos quero ir moa em milao mais nao sei se eu posso traballa ai por que eu nao tenho documento italiano mais ela te passaporte italiano sera que eu consigoemprego o tem possibilidade deu comsegui uma permisao de traballo ai

Davi disse...

Olá!
Se a sua esposa tem cidadania italiana, você tem permissão para "acompanhá-la", trabalhando, inclusive. Você não terá dificuldades para conseguir este visto de acompanhante familiar... Informe-se a respeito no consulado italiano!

Anônimo disse...

Me chamo Caroline e estou indo para a Itália em Janeiro de 2012,não tem formação nem experiência no Brasil.Fiquei sabendo que o 2º grau aqui não é válido na Itália.È díficil aceitarem estrangeiros em escolas?Tem idade mínima?Falo italiano básico continuo aprendendo e vou ficar em Como.

Anônimo disse...

Ah! Esqueçi de dizer que vou ficar na casa de uma tia que tem a cidadania italiana,ela mora em Como há 18 anos.E a faculdade é díficil?Existe vestibular?Aguardo,obrigada.

Anônimo disse...

Vou me casar com um Italiano no civil, aqui no Brasil,posso ir morar na italia sem nenhum problema? tenho que casar também na Italia? aguardo respostas

Anônimo disse...

Há anos tenha a pretensão de ir morar na Itália, sou divorciada, tenho 2 filhos(crianças ainda), trabalho aqui no Brasil com contabilidade, gostaria de saber um pouquinho as dificuldades, como proceder para transformar esse sonho meu e dos meus filhos em realidade. Queria morar lá em uma cidade pequena, onde tivesse boas condições de vida, todas as necessidades humanas atendidas. Obrigada!

Elizabete disse...

Parabens pelo blog!
Tenho cidadania ha muitos anos, bem como toda minha familia a pesquisa e a busca foram efetuadas por mim na Italia, por ambos os lados. E uma peculiaridade tenho direito a cidadania pelo lado do pai e mae. Sou advogada, profissional liberal, e fiz outcrops processos de cidadania, por puro diletantismo , para alguns amigos e clientes, mas nao vivo disso. Ja estive na Italia diversas vezes, em uma delas fiz um curso de restauracao em Firenze. Tenho vontade de ficar um ano na Italia, falo italiano e nao tenho problemas com a lingua e nem tampouco com a leitura, mas tenho 58 anos, por tua vivencia e conhecimento achas que poderia encontrar um emprego que pelo menos pagasse meus gastos com moradia e alimentacao?

Davi disse...

Olá Elizabete!
Sua pergunta, apesar de simples, é bastante difícil de ser respondida, pois depende de algumas variáveis. Seus gastos com moradia e alimentação variam muito em função da região onde você pretende morar (Firenze, por exemplo, é uma cidade bastante cara) e do seu estilo de vida (tamanho da casa onde pretende morar, como pretende se alimentar - restaurantes, por exemplo, custam caro)... Talvez seja mais fácil responder sua pergunta traduzindo-a em números. Empregos que paguem algo em torno de 800 euros são relativamente fáceis de se conseguir, desde que você fale um pouco de italiano (como parece ser o seu caso). Os empregos de profissionais formados tem remunerações significativamente melhores, mas são muito mais difíceis de se conseguir (a menos que você seja enfermeira), mesmo tendo a cidadania italiana. Acredito que no curto prazo você teria seguramente uma renda em torno de 800 euros (com sorte um pouco mais - 1200), mas com o tempo, se o seu empregador permitir progressão dentro da empresa, sua renda aumentaria um pouco. O problema é que o mercado de trabalho na Itália está em franca recessão econômica. As contratações está congeladas. Não tem sido fácil conseguir trabalho, principalmente nas cidades menos industrializadas...
De todo modo, desejo-lhe muita sorte em 2012!
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá, tudo bem!
Meu nome é Wania e gostaria de saber sobre a cidadania Italiana. Minha bisavó nasceu na Itália mas eu não tenho o sobrenome dela nem o meu avó que é filho dela não tem o sobrenome. Será que mesmo não tendo o sobrenome dela eu conseguiria a cidadania iataliana?

Davi disse...

Olá Wania!
Neste link você pode conferir os requisitos para a obtenção da cidadania italiana por ascendência: http://morarnaitalia.blogspot.com/2010/12/cidadania-italiana-quem-tem-direito.html
Se você tiver direito à cidadania, o sobrenome é um detalhe. É possível descobrir o sobrenome sim. Existem pessoas especializadas neste tipo de investigação (não sei quanto cobram, mas sei que existem). São verdadeiros "Sherlock Holmes"...
No seu lugar, eu procuraria ter em mãos os documentos de seus antepassados (certidões de batismo, casamento, óbito, nascimento). Nas certidões de batismo, casamento e nascimento, por exemplo, costuma-se encontrar os nomes completos dos pais do indivíduo (ainda que uma certidão de batismo não tenha muito valor legal, ela pode conter o sobrenome que você desconhece). Existem muitos sites na internet com informações valiosíssimas acerca de imigrantes e ancestrais. Tentarei postar um artigo sobre esse assunto quando tiver tempo, pois é fascinante (há pouco tempo fui atrás dos documentos dos meus ancestrais...).
Se você tiver direito à cidadania, não desanime com a falta de um sobrenome. Sua cidadania vale mais do que isso, acredite!
Boa sorte!

Anônimo disse...

Bom dia e parabéns pelo Blog.
Sou brasileira, tenho 32 anos, e gostaria muito de saber como se entra legalmente na italia para estudar e trabalhar. Tenho onde ficar, tenho um casal de amigos italianos que me disseram que se encontro trabalho posso morar na casa deles.
O que fazer? que documentos preciso? Agradeço antecipadamente, Ana

Anônimo disse...

elisa diz.oi gostaria de saber se eu sendo casada com um italiano e ja fizemos o registro de casamento na embaixada italiana ja saiu o registro,meu esposo ja fez o pedido de visto pra mim viver na italia legal,eu sou fisioterapeuta como fazer pra exerecer minha profissao aqui na italia aguardo uma resposta beijinho.

Anônimo disse...

olá, tenho um curso de técnico em radiologia, mas vou morar na Itália este ano. Gostaria de saber se esse curso é válido lá ou se preciso fazer alguma adaptação.

Davi disse...

Oi Ana!
Basicamente, para você entrar na Itália com um visto de trabalho ou estudos você precisa trabalhar ou estudar. Ou seja, em essência, os documentos que você precisará são documentos que comprovem uma dessas condições (estudante ou trabalhadora). Portanto, você precisaria de um curso de longa duração (maior que 3 meses) que justifique sua permanência em solo italiano por mais de 3 meses, ou uma oferta de trabalho de um empregador italiano que justifique sua estadia (soggiorno) na Itália...
Boa sorte!

Davi disse...

Para o exercício da profissão brasileira na Itália normalmente a legalização da profissão se faz necessária, mas esse processo é burocrático e varia para cada profissão. Portanto, Elisa e "Anônimo", recomendo que vocês procurem o consulado italiano e o ministério do trabalho italiano para esclarecer suas dúvidas com mais precisão.
Att. Davi

Anônimo disse...

Davi,
O seu blog é muito bom, parabéns.
Meu nome é Giuliano e estou neste momento na Itália aperfeiçoando meu italiano. Ainda nao tenho a cidadania italiana, embora tenha direito a ela. Alguns parentes já a possuem, porém nao tenho muito contato com eles para obter copias dos documentos. Sendo assim, questionado: é verdade que or já ter parentes quem têm a cidadania o processo é mais rápido, uma vez que eles já tem "uma pasta" com o meu sobrenome? Para requer a cidadania na italia, a qual local devo me dirigir? Abraços e obrigado.

Thiago disse...

Ciao Davi,
Encotrei seu blog por acaso e fiquei extremamente feliz pelas dicas. Gostaria de tirar algumas duvidas. Vou pra Itália no mês de Abril, tenho três meses como turista e quero saber se devo chegar lá pra depois buscar metodos de conseguir direito de trabalhar ou a melhor opção é procurar o consulado Italiano aqui no Brasil e tentar o visto de trabalho por aqui? Isso pode me atrapalhar em algo caso não seja possivel? Já conheço uma pessoa que mora na Itália há 15 anos onde ficarei por um tempo em sua casa. O mesmo ira me recepcionar no aeroporto e eu irei com uma carta de convite.

Anônimo disse...

Olá....sou formado em administrção de empresas, tambem sou descendente de Italianos, gostaria de melhorar de vida sera que consigo um bom emprego na Italia ???

Davi disse...

Giuliano, apesar de não ser cidadão italiano, sei que a sua situação é mais fácil sim. Você só precisará provar que é parente dos seus parentes brasileiros que conseguiram a cidadania. O governo italiano não perderá tempo reavaliando o que já foi por ele avaliado anteriormente, quando os seus parentes descendentes de italianos iniciaram seus processos de solicitação de cidadania. Informe-se junto ao consulado italiano acerca de como proceder, no seu caso. Sinceramente não sei qual o "passo-a-passo" que você deverá seguir a partir de agora.
Boa sorte!

Davi disse...

Prezado Thiago, obrigado pelos elogios.
Pelo que sei, você precisará solicitar o visto de trabalho já no Brasil. Parece-me que você pode também solicitar um visto de trabalho depois que estiver na Itália, mas o processo é mais complicado. Se possível, procure já deixar isso resolvido antes de embarcar, mesmo que você precise trocar de emprego depois que chegar na Itália. Pelo menos você estará amparado pela lei italiana.
Sucesso!

Gabriel Fernando disse...

Caro amigo Davi, a minha situacao e a seguinte, em Novembro de 2011 fui para a Italia e passei um mes la, agora no final de Abril estou indo para morar, fui informado que para morar la legalmente eu preciso de toda uma documentacao, eu achei mais viavel eu tirar o permesso de estudante ja que tbm vou fazer faculdade la, mas tbm estou indo para jogar futebol... Caso eu va jogar em um clube que seja em outra cidade eu terei que sair da faculdade, e ai como que fica minha situacao? eu perco o Permesso de estudande? Melhor seria se eu ja fosse para a Italia com uma documentacao permanente, como faco para tirar essa documentacao?.... e outra, o futebol e considerado um trabalho? pois com o permesso estudantil nom posso trabalhar nao e verdade? qual e a melhor maneira para resolver isso? Agradeco desde ja, aguardo resposta.

Anônimo disse...

ola gostaria de saber o seguinte sou casada com alemao e gostaria de me mudar pra italia para trabalhar,quais os documentos que preciso?

Davi disse...

Oi Gabriel!
Depois que você conseguir o permesso, provavelmente ele terá validade de 1 ano. Então, por 1 ano você estará legal na Itália. No final deste período, você poderá solicitar um novo permesso por motivo de trabalho, se a sua atividade de jogador de futebol for considerada trabalho (você receberá um salário por esta atividade, por exemplo?). Com o visto estudantil normalmente eles não permitem trabalhar...

Davi disse...

Olá! Se você é casada com alemão, então você tem direito à cidadania alemã. Se você já é cidadã alemã, então pode morar e trabalhar na Itália sem impedimentos. Se não, procure solicitar sua cidadania alemã (acho que é o "melhor caminho"). Ou seja, você precisará apenas do passaporte alemão (único documento)...

leonel disse...

ola, davi!
meu nome é leonel,tenho 22 anos,estou qrendo ir morar na italia, para trabalhar.
esta muito dificio para arrumar trabalho?
obg!

jennifer disse...

BOA NOITE! EU MIM CHAMO JENNIFER E GOSTARIA DE TRABALHA NA ITALIA JA PASSEI 3 MESES E VOU VOLTA EM SETEMBRO,TRABALHO COMO TECNICA DE ENFERMAGEM NO BRASIL MEU NOIVO E DI LA E MORA LA,AS MESMA TECNICA QUE SAO USADAS AQUI TAMBEM SAO USADAS LA? COMO EU PODERIA PROCEDER A TECNICA TEREI FAZER MAS UNA ESPECIALIZAÇaO? AQUI GANHO UMA MISERIA ADORO A MINHA PROFISSAO MAIS NAO DAR PRA GANHA 800 REAIS AO MES...TO PERDIDA AGRADEÇO

Anônimo disse...

Olá!!!Eu me chamo Silma.
Estou pretendendo ir à Itália no mês de Julho.Gostaria de saber se tenho que renovar minha identidade e se preciso de uma carta-convite para ficar uns dias na cidade de Veneza.Oriente-me por favor

O não beneficiado disse...

Ola tenho cidadania italiana e canadense.Falo, frances, ingles, espanhol e italiano.Tenho familia em Napoles e estou de mudanca para Italia.Gostaria de saber se conhece as oportunidades de emprego na area da provincia de Napoles? Nao sei se me mudo para Franca ou Italia. Como cidadao que vantagens possuo sobre os demais?( em relacao a garantias sociais). O custo para minha pessoa em relacao a cursos superiores eh menor pelo fato de ser cidadao? qual a media de custo de um curso superior?Obrigado

Marcio Perazzo disse...

Ola, sou tecnico em telecomunicações como faço para aranjar trabalho na Italia, falou Italiano mas nao fluente.

Anônimo disse...

boa noite meu colega estou com uma dúvida,sou brasileiro,mas quero e estou desempregado a mais de uma ano e queria viajar trabalhando na itália,mas nas minhas férias voltar para visitar minha família,entao me dê um site e como é na italia,sobre oportunidade de trabalho para estrangeiros,se a segurança é boa e se eles recebem bem os brasileiros? ewerton coqueiro, de belém do pará,Deus abençõe!

Anônimo disse...

Ciao Davi

Meu nome é Caren, tenho 34 anos, sou enfermeira com pós graduação há 07 anos. Desejo intensamente trabalhar na minha área na Itália, afim de ampliar meus conhecimentos e aprender o idioma. Não possuo fluência no idioma e nem parentesco italiano. Você acredita que ainda há tempo para realizar este sonho? Como devo proceder? Agradeço desde já pelo maravilhoso auxílio. E não poderia deixar de parabenizá-lo pelo excelente Blog. Obrigada!!!

Anônimo disse...

oi moro na italia a 4 anos tenho permisso de trabalho, queria muito fazer curso de radiologia, vc saberia mim informa os documentos necessario para mim fazer esse curos aqui , grazie.,...

Manoel Victor disse...

Olá… Estou procurando todo tipo de ajuda e informação. Eu tenho 20 Anos e tenho dupla cidadania. Eu falo o básico em Italiano e pretendo viajar e morar na Itália. Essa seria a minha primeira ida a Itália. Eu ainda não firmei raízes no ‘Brasil’ e tenho muito pouco interesse em continuar aqui, meu sonho está em ir pra Itália e forma minhas Raízes por lá. Então aceito toda informação, principalmente sobre emprego, estadia e gostaria de saber se os cursos no ‘Brasil’ são validos na Itália.

Apenas alguém, criando e escrevendo... amores, paixões... disse...

Boa Tarde, Estou super interessada em ir para a Itália. Você sabe qual é a melhor região para quem trabalha da industria?! Não faço a menor ideia de como ir ou que fazer por lá.
Toda ajuda é bem vinda.

Fernanda disse...

Olá...como vai?
Estou muito interessada em mudar pra Itália, pois pretendo aprender Italiano, como eu faço pra encontrar um lugar pra morar e um trabalho? Pois não conheço ninguém que more la.
Qual seria sua dica pra mim, você acha que consigo trabalho logo?
Grata, Fernanda

Anônimo disse...

Apaixonada pela Itália Verona,estive aí,fiquei 40 dias ,mas foi pouco pra mim,sonho em voltar,mas não tenho condições financeiras,se tiver alguém que possa realizar meu sonho,sendo a trabalho eu prefiro,tenho 45 anos,e este desejo não sai do meu coração .se poder me ajudar neste meu pedido,só Deus pra saber o quanto ficarei agradecida .tenho conhecidos aí em Verona.meu telefone, 048.96505620.

Tatiane Colombo Nuernberg disse...

Olá, você saberia me indicar um escritório de advocacia na Itália interessado em contratar brasileiros? Tenho dupla nacionalidade e pretendo morar na Itália, tenho uma irmã que mora na região de Cremona há anos e gostei muito de lá. Mas independente da região eu gostaria de morar e atuar na minha área que é a advocacia. Você poderia me dizer quais os requisitos necessários?
Grata
Tatiane.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Pesquisar neste Blog

Regiões da Itália

Receitas Italianas

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor