06 fevereiro 2010

PostHeaderIcon Tessera Sanitaria e Codice Fiscale

Uma vez na Itália, providencie sua tessera sanitaria e seu codice fiscale tão logo quanto possível. O codice fiscale é, digamos, o seu “CPF italiano”. Ele é necessário, por exemplo, para que você abra uma conta bancária, compre algumas coisas, faça cadastros, etc. (veja aqui qual será o seu código). Já a tessera sanitaria lhe será útil em caso de doença ou de acidente. Ela lhe dará acesso à assistência sanitária imediata em qualquer país da União Européia. Ser-lhe-á necessária também para a compra de medicamentos em farmácias (os quais são vendidos somente com prescrição médica – dos "medici di base/famiglia").
Sendo assim, eis o que você precisa para obter tais documentos.
Codice Fiscale: é feito nas Agenzie delle Entrate (encontre o mais próximo da sua casa aqui). Basta ir até uma destas agências com o seu passaporte (ou permesso di soggiorno) em mãos. Em 5-10 minutos lhe darão o seu número/código (já válido) e em 15 dias chegará o seu cartão por correio (mais informações – em italiano).
Tessera Sanitaria: é feita tanto nas agenzie delle entrate como nas aziende sanitarie locali - ASL (encontre aqui a mais próxima). Você deverá apresentar o seu passaporte, o código fiscal, um comprovante de residência (é provável que seu contrato de locação seja suficiente) e o permesso de soggiorno válido (ou a richiesta di rilascio). Sua tessera sanitaria terá a mesma validade do seu permesso di soggiorno (perguntas freqüentes – em italiano). Receber feeds deste blog por email

19 comentários:

Ana Cláudia disse...

Fui fazer minha Tessera Sanitaria e fui informada que devo portar o certifica IB-2. Comof faço isto? Como você consegui fazer a Tessera sem este documento?
Obrigada

Davi disse...

Ana Cláudia, eu nunca fiz a tessera sanitária, já que ela não era obrigatória (pelo menos na minha região) para as pessoas que tinham seguro de saúde. Eu tinha um privado e minha esposa usou o convênio Brasil-Itália (veja o nosso post sobre este convênio).
Boa sorte!

Anônimo disse...

Morei dois anos Itália-Piacenza (2006/2008). Possuo cidadania italiana, italiano fluente e minha esposa tem o Permesso di Soggiorno e toda a documentação traduzida, validada e carimbada pelo consulado aquí no Brasil. Estou fazendo planos de retornar a Itália, pois no Brasil a situação não é das melhores. A preocupação principal não é quanto dinheiro levar, pois isso consigo juntar novamente com o tempo aquí mesmo no Brasil. Também já conheço todo o processo burocrático da "questura", aluguel, etc... e sei o quanto o povo italiano costuma ser "furbo" com estrangeiros. Com tudo isso já estou vacinado, sou macaco-velho nesses assuntos. Mas você que ainda está aí me diga: Como está a crise econômica? Vale a pena retornar? Ou toda essa crise não passa de um susto? OBS: Estou buscando no Brasil formação na área de mecânica industrial - CNC e AutoCAD. Como está hoje o campo de trabalho nessa área? Você me aconselha a retornar à Itália? Que cidades são consideradas polos industriais que se encaixem melhor com meu perfil?
Desde já, Grato!

Davi disse...

Olá!
A "crise", ao contrário do Brasil, atingiu fortemente a Itália. Na minha opinião, não vale a pena retornar para a Itália se você está bem no Brasil. Eu, por exemplo, acabo de voltar ao Brasil, pois percebi melhores oportunidades no Brasil... Trabalhei numa agência de seleção profissional na Itália e a oferta de empregos tinha diminuído bastante (isso que quando saí estávamos na alta temporada...).
Boa sorte e sucesso pra você, de qualquer maneira!

Anônimo disse...

Olá!
Fiquei na Itália até Fev/10 e minha cidadania ficou pronta tambem em Fev/10. Minha residencia ainda está lá no mesmo local. Quais são as vantagens de manter a residencia como brasileira no Brasil e manter a Italiana na Itália? Devo fazer alguma declaração de Imposto de Renda de 2010? Obrigada! Alessandra

Davi disse...

Alessandra, antes de mais nada: Você está falando da residência física (imóvel) ou do certificado de residência? Se for um imóvel, a vantagem é ter 2 casas (como uma "casa de praia"...?). Isso implica também um "passivo contábil" a ser administrado (gastos de manutenção e coisas do tipo), o que pode ser uma desvantagem... Se vc estiver falando do certificado, para lhe falar a verdade, não sei qual é a vantagem de se manter o italiano, mas também não sei como fazer para se "cancelar um certificado"...
Quanto ao IR, entendo que você deva fazer a declaração para o país que lhe remunerou. Se não teve renda no Brasil (ou se sua renda está no patamar de declarantes isentos), por exemplo, não faz sentido declarar o IR no Brasil. O mesmo é válido para a Itália...!
Distinti saluti!

APOLONDRES.COM disse...

PARA OBTER O CODICE FISCALE NAO è OBRIGATORIO O PERMESSO DI SOGGIORNO E NEM ESTAR REGULAR NO PAIS. EU TIREI O MEU E FOU SUPER RAPIDINHO. QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO VC NAO ESPERA MUITO E NEM TEM PROBLEMAS AQUI NA ITALIA. è SO COMPRAR E O GOVERNO AGRADECE PELO IMPOSTO.

Anônimo disse...

Posso fazer meu códice fiscale aqui do Brsil? Moro em Curitiba e tenho cidadania italiana.
Grata

Valério Bronzeado disse...

Posso tirar o codice fiscale no Brasil, no Consulado ? Quero comprar um automóvel na Italia para passear quando for la e para matricula-lo no seu nome preciso do Cód. Fiscal.

Anônimo disse...

Davi, quem tirou o codice fiscale no consulado no Brasil e nao mora (nem tem bens e nem renda) na Italia, deve algum imposto? Ou precisa declarar isençao? Ou nada muda?

Davi disse...

Penso que não deve nenhum imposto (nem precisa declarar)!

Anônimo disse...

Vejo bastante trabalho na EU para CNC e cad, não deve ser tão difícil .. sou da área de óleo e gás , está ruim devido à crise mas vou mesmo assim .

Anônimo disse...

Ola Davi, pode ser feita através da net a tellessa sanitária?

Pirilampo disse...

Bom dia, dá pra fazer a Tessera Sanitaria no Brasil? Grato

Davi disse...

Olá Pirilampo. Até onde eu sei, não. Nem mesmo no consulado, infelizmente. Att.

Unknown disse...

Olá. Eu fiz um codisce fiscale quando fiz uma pós na Itália. Finalizei meu curso e voltei para o Brasil. Agora vou trabalhar na italia. No meu caso, eu preciso fazer um novo codisce fiscale?!
Obrigada

Davi disse...

Bom dia Raquel! Acredito que sim, mas não tenho certeza. O bom senso não me deixar ver motivos para mudarem seu código. Seria como mudar um CPF a cada entrada no Brasil, sabe? Acho que seu número continuará o mesmo (como não voltei mais para a Itália, não tenho certeza, mas posso perguntar para uns amigos que voltaram há pouco tempo...)

Pirilampo disse...

Boa noite, vou pra Itália no final do ano. FIco 2 meses. Quero tirar a Tessera Sanitaria. Uma dichiarazione di ospitalitá serviria como prova de residência? Vocês tem algum serviço de aluguel de casa para recomendar? grato

Davi disse...

Olá Pirilampo! Acredito que a dichiarazione di ospitalitá sirva sim. O único serviço de aluguel que conheço (que funciona muito bem) é o Airbnb.com. Confira lá! Abç e boa sorte!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google