13 fevereiro 2010

PostHeaderIcon Custo de vida na Itália

Na Itália, o salário mínimo gira em torno dos €1000 mensais (+ 13º salário). A maioria dos trabalhadores (sem qualificação especializada) tem rendimentos mensais com valores semelhantes a este. Ou seja, uma pessoa consegue viver dignamente com este salário. Mesmo assim, o custo de vida na Itália varia em função de muitos fatores (local onde se mora, costumes/hábitos de vida, transporte público, etc.).
Vejamos a seguir estimativas de despesas mensais médias de um casal (2 pessoas, sem filhos):

Descrição
Custo (€)
Aluguel de um apartamento bilocale (2 quartos)
450-650
Água + energia elétrica + gás
50-100
Supermercado
200-300
Transporte (se necessário)
40-120
Outros gastos (lazer, medicamentos, educação...)
100-200
TOTAL
840-1370

Em poucos dias postaremos um artigo com dicas sobre gastos com supermercado. Nele você poderá checar preços de produtos através de alguns links... Receber feeds deste blog por email

11 comentários:

Anônimo disse...

Ciao !
Ola, eu tenho um amigo que foi recentemente para italia.
Ele foi como turista, para tentar um trabalho ilegal.Não sei como estão as condições para ele neste momento, o quanto ganha e quanto gasta, pois não tenho contato com ele ha 3 meses, o tempo que ele esta la.Sera que o que ele ganha tambem gira em torno disto ?
A proposito, ele faz extras de garçom (cameriere). Pelo que penso, como trabalhavamos juntos aqui no Brasil, ganha por dia em devidos restaurantes / bares. Acho que ele tira ate mais.

O que vc acha ? E seria possivel depois de um tempo la ele conseguir uma permissão para ficar la ? E no caso de pedir asilo ?

Obrigado, ate mais!
Ciao, Arrivederci !

Davi disse...

Colega, as condições dele devem estar precárias, porque há muita exploração dos imigrantes ilegais. Ele deve estar "se virando", entende? A menos que esteja trabalhando muitas horas por dia (12, por exemplo). Se estiver trabalhando 8h, como garçom, deve tirar em torno de 700-800 euros/mês, mas esse valor pode varia, dependendo de onde ele estiver. Não entendi a ideia de ele "pedir asilo". O que ele alegaria, para isso? Creio que não seja possível, no caso dele... O que ele poderia fazer é se matricular num curso e solicitar um visto de estudos, mas isso ainda não o permitiria trabalhar... O visto de trabalho realmente não é fácil de se conseguir, ainda mais quando o trabalhador não tem qualificação (mão de obra não especializada). Além disso, a Itália está em crise desde 2008...
Espero que ele tenha sorte!
Ciao

EMPORIO MARAGNO Perfumaria disse...

Boa noite, bom estou a alguns anos correndo atrás dos meus documentos e realizando as retificações necessárias para obtenção da cidadania e graças a Deus e muita luta terminei tudo, agora o próximo passo aguardo meu lugar na fila do consulado para legalização dos docs ou gasto em torno de 12 mil com processos para agilizar tudo. Enfim, também tenho muita vontade de morar na Itália, porém como "gente" e não como fugitivo se esgueirando pelos cantos, desculpem os termos, mas infelizmente o brasileiro é mau visto lá fora justamente por seus jeitinhos, e vamos falar a verdade o brasileiro vai para o País dos outros e quer agir como se estivesse aqui, é a mesma coisa de irmos na casa de alguém e querermos mexer em tudo, portanto precisamos em primeiro lugar aprender a cultura e a língua do Lugar, até porque a Itália como no Brasil existe regiões com personalidades diferentes,rsrs e precisamos conhecer um pouquinho, vamos para um exemplo: vejamos a Quantidade de Angolanos, Peruanos,Bolivianos, Koreanos e tantos outros "anos" rsrs, nada contra, desde que tivesse ordem pois isso atrapalha toda a sociedade, pois essas pessoas tomam o nosso lugar em empregos , em hospitais e orgâos públicos que deixam de atender nativos brasileiros pra muitas vezes atender ilegais, isso é apenas um dos problemas portanto não vamos fazer o mesmo e dar mais motivos pra sermos taxados de pobres miseraveis.Bom a bíblia também diz: o povo perece por falta de conhecimento, portanto vamos primeiro nos informar e depois fazer as coisas direito porque o errado sempre aparece, e nesse caso se for pego provavelmente jamais poderá entrar novamente no País desejado e sonhado, Abraço a todos

EMPORIO MARAGNO Perfumaria disse...

Esqueci o principal,rsrs complimenti per il blog , in bocca al lupo. Abbraccio

Anônimo disse...

bom estou indo estudar em cetraro custo de vida
como funciona quanto por mes mais ou menos eu vou gastar?

Davi disse...

Isso depende muito do lugar onde você irá ficar (centro ou periferia), do seu estilo de vida e se você irá morar sozinho ou não (despesas divididas). Sugiro que você veja este post, que poderá lhe ajudar também: http://morarnaitalia.blogspot.com.br/2010/05/simulador-de-despesas-com-supermercado.html
Ciao!

Anônimo disse...

Ola,

Gostaria de ir passar ferias a Itália, e gostaria de saber quanto é que gataria (mais ou menos) em alimentação durante uma semana? Se viajar por varias cidades (Roma, Veneza, etc.)

Anônimo disse...

vou para a italia essa semana gostaria de saber quanto equivale o euro

Unknown disse...

Davi, boa noite.

Gostei muito das tuas respostas, me passou muita segurança e partir daí gostaria de ver se tu pode me ajudar com alguma dica.....

Pretendo vir embora para a Itália definitivamente (estou aqui pela segunda vez de férias rs) e meus planos a princípio são um intercâmbio de estudo e trabalho para que eu possa me vincular e que ainda tenho muuuuuito do idioma para aprender (quase tudo). Em vista disso, não busco luxo, quero que seja devagar mas com vínculo para morar.

Tu me indica algo? Pelamor de Deus rs....

Aguardo ansiosamente..

Gt.

Unknown disse...

Davi, boa noite.

Gostei muito das tuas respostas, me passou muita segurança e partir daí gostaria de ver se tu pode me ajudar com alguma dica.....

Pretendo vir embora para a Itália definitivamente (estou aqui pela segunda vez de férias rs) e meus planos a princípio são um intercâmbio de estudo e trabalho para que eu possa me vincular e que ainda tenho muuuuuito do idioma para aprender (quase tudo). Em vista disso, não busco luxo, quero que seja devagar mas com vínculo para morar.

Tu me indica algo? Pelamor de Deus rs....

Aguardo ansiosamente..

Gt.

Unknown disse...

Davi, boa noite.

Gostei muito das tuas respostas, me passou muita segurança e partir daí gostaria de ver se tu pode me ajudar com alguma dica.....

Pretendo vir embora para a Itália definitivamente (estou aqui pela segunda vez de férias rs) e meus planos a princípio são um intercâmbio de estudo e trabalho para que eu possa me vincular e que ainda tenho muuuuuito do idioma para aprender (quase tudo). Em vista disso, não busco luxo, quero que seja devagar mas com vínculo para morar.

Tu me indica algo? Pelamor de Deus rs....

Aguardo ansiosamente..

Gt.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google