20 fevereiro 2010

PostHeaderIcon Confira a leitura do gás!

Na Itália, nossas contas são bimestrais (correspondem ao consumo de 2 meses) e agregam na mesma fatura o consumo de água, gás (muito usado no inverno, para aquecimento/calefação) e taxas de lixo (proporcional ao tamanho da sua casa e à quantidade de pessoas que nela residem). A conta de energia elétrica vem numa outra fatura, mas em algumas cidades você pode colocá-la junto à conta de gás e água.
Ainda em 2008, pouco tempo depois de chegarmos à Itália, fomos surpreendidos por uma conta de gás exorbitante (pouco mais de 500 euros). Assustados, resolvemos investigar o assunto. Olhamos o valor do consumo "estimado" pela empresa fornecedora de gás e percebemos que ele não correspondia ao número informado pelo nosso contador/leitor. Eles haviam nos cobrado a mais centenas de metros cúbicos, os quais não são nada baratos (a Itália importa gás natural). Imediatamente, ligamos para a empresa informando o erro e exigindo um ressarcimento, que veio apenas no bimestre seguinte. Desde então, todos os meses informamos a leitura real no site da empresa (ou seja, trabalhamos para a empresa, de certa forma, sem nada receber em troca).
No início do inverno de 2009/2010, poucos meses atrás, vimos num jornal local que cerca de 80% dos consumidores italianos pagam valores que não correspondem ao seu consumo de gás real (e as empresas, no bimestre correspondente à leitura superestimada, fazem - sistematicamente - aplicações financeiras com o dinheiro cobrado injustamente de você). Portanto, fique ligado: informe mensalmente (ou no máximo a cada 2 meses) sua leitura real à empresa fornecedora de gás (e água, se desejar)!

2 comentários:

Anônimo disse...

Davi,
Para quem vem do Brasil esta é uma coisa que surpreende muito, não é? Eu nunca esperei que minha conta de gás (de 996 euros!) fosse (+-)400 de gasto e o resto de impostos e outras coisas do tipo! Estou procurando uma associação de consumidores aqui pela Italia. Se encontrar alguma, me avisa? Estou começando a pensar que não existe mesmo....
Bjs, Rosa

Davi disse...

Oi Rosa!
Então, já pensei até em escrever sobre as associações de consumidores... Não encontrei, até hoje, nada como o famoso "PROCON" brasileiro. Existem associações independentes, regionais, bem menores e com menos poder.
Em resumo: se você se sentir explorada na Itália procure a concorrência (quando possível) ou simplesmente chore.
Um abraço!

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Regiões da Itália

Envie seu email


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Mapa Italiano

Visitantes

free counters

Seguidores

Sobre os Autor

Add to Google